Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

ECDC emite primeiras recomendações sobre Monkeypox

Casos suspeitos devem ficar isolados e ser testados rapidamente.

ECDC emite primeiras recomendações sobre Monkeypox
Notícias ao Minuto

13:33 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Saúde

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) lançou esta quinta-feira as primeiras recomendações para a contenção de surtos de Monkeypox (ou varíola dos macacos). 

De acordo com a nota da agência de saúde, os profissionais de saúde devem aplicar um tratamento diferenciado a "indivíduos que apresentem sintomas clínicos compatíveis" entrando em contato com serviços especializados.

Referindo-se às campanhas de informação, a ECDC apela a que as organizações de saúde alertem para o potencial contágio do vírus em comunidades em que indivíduos se identifiquem como MSM (expressão usada por entidades de saúde para homens que praticam sexo com homens), que façam sexo casual ou que tenham mais do que um parceiro sexual.

Quem apresentar sintomas do vírus - em que se incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, gânglios linfáticos inchados, calafrios, exaustão e erupção cutânea - devem consultar um especialista o quanto antes. 

A ECDC frisa ainda que indivíduos "com múltiplos parceiros sexuais ou com sexo casual devem ser particularmente vigilantes".

Casos suspeitos devem ficar isolados e ser testados rapidamente. Assim como noutros vírus contagiosos, também deve ser efetuada uma identificação dos contatos próximos de infetados para identificar outros possíveis casos.

Quanto à vacinação, o Centro de Controlo de Doenças recomenda que, se as vacinas contra a varíola estiverem disponíveis no país, "a vacinação de contatos próximos de alto risco deve ser considerada após uma avaliação de risco-benefício".

Em casos graves, o "tratamento com um antiviral registado deverá ser considerado, se disponível no país", conclui ainda.

O percurso do vírus 

De acordo com a ECDC, há registo de sete casos de Monkeypox no Reino Unido desde 2018 (nos anos de 2021, 2019 e 2018). Estes casos têm histórico de viagens para países endémicos, mas não é a primeira vez que surtos são relatadas na Europa sem ligações epidemiológicas conhecidas com a África Ocidental e Central.

Estes também são os primeiros casos relatados a nível mundial entre a comunidade MSM.

"O vírus Monkeypox é considerado como tendo transmissibilidade moderada entre humanos. Nesse caso, a transmissão entre parceiros sexuais, devido ao contato íntimo durante o sexo com lesões cutâneas infecciosas, parece ser o modo provável de transmissão entre MSM", detalha o ECDC.

A Monkeypox é uma doença viral, sendo que a transmissão a humanos pode ocorrer através do contato com um animal, um humano infectado, ou através de "material corporal humano" que contenha o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias através de contatos pessoais prolongados.

O vírus pode igualmente entrar no corpo através de fluidos corporais, lesões ou contato indireto.

Leia Também: DGS confirma 14 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório