Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Embargo não fará com que Europa deixa de usar petróleo russo, diz Moscovo

O responsável pela pasta da Energia da Rússia assegurou, esta quinta-feira, que a Europa continuará a utilizar o petróleo russo em caso de embargo porque o vai adquirir noutros mercados para os quais as empresas russas desviarão o petróleo e depois pagará mais.

Embargo não fará com que Europa deixa de usar petróleo russo, diz Moscovo
Notícias ao Minuto

13:10 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"O mesmo petróleo que nos compraram, terão de comprar noutro lugar, pagarão mais, porque os preços definitivamente vão subir", disse o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, na conferência educacional "Novos Horizontes", transmitida na televisão estatal russa.

Novak disse que tanto para a Rússia como para a Europa "os dias de entrega vão aumentar, o número de navios terá de ser superior, o custo da carga subirá e serão necessários novos investimentos para a criação de infraestruturas adequadas".

O mesmo pode ser dito se a Europa desistir do gás russo, pois terá de construir terminais de regaseificação e gasodutos.

Na opinião da Novak, o equilíbrio da produção de energia a nível global não mudará, nem para a Rússia, porque "se diminui num lugar, aumenta noutro".

"A Europa é responsável por 15% do consumo mundial de petróleo. Fornecemos cerca de quatro milhões de barris, o que corresponde a 3% desses 15%. Terão de procurar noutro lugar, mas não há volumes extra no mercado", disse.

Novak disse que a Rússia já aumentou os volumes de fornecimento de petróleo a países da região Ásia-Pacífico, de onde pode ser redirecionada para a União Europeia (UE).

"Não vou dizer que países", afirmou, para não os expor à "pressão de não comprar petróleo russo".

Novak garantiu também que, embora o gasoduto Nord Stream 2, paralisado pela Alemanha "por razões políticas", devido à campanha militar da Rússia na Ucrânia, não será retomado num futuro próximo, "haverá procura no futuro".

"Os consumidores europeus precisam de fontes baratas e de baixo teor de carbono, incluindo gás. É por isso que acredito (o oleoduto) será procurado", disse Novak.

O vice-primeiro-ministro argumentou assim que a Rússia não ficará sem mercados energéticos, uma vez que é competitiva e dispõe das tecnologias necessárias.

"Iremos vender (recursos energéticos) em novos mercados, criando novas rotas de transporte e cadeias de abastecimento", disse.

Novak afirmou não ter visto quaisquer problemas ou crises graves na produção de petróleo da Rússia e disse estar confiante de que conseguiria resolver os problemas logísticos e financeiros que surgiram devido às sanções ocidentais.

A produção petrolífera russa caiu um milhão de barris por dia em abril, mas os volumes recuperaram entre 200.000 e 300.000 barris por dia em maio e a Novak espera um novo impulso em junho, afirmou.

Leia Também: Negociador ucraniano diz que cessar-fogo com a Rússia "é impossível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório