Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Negociador ucraniano diz que cessar-fogo com a Rússia "é impossível"

Novo acordo como o de Minsk não serve os propósitos da Ucrânia, visto que Kyiv não quer "a renovação da guerra em poucos anos", frisa Podolyak.

Negociador ucraniano diz que cessar-fogo com a Rússia "é impossível"
Notícias ao Minuto

12:09 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O principal negociador ucraniano e conselheiro presidencial, Mykhailo Podolyak, afirmou esta manhã, dia 19 de maio, que um cessar-fogo com a Rússia "é impossível sem a retirada total das tropas russas". 

De acordo com uma mensagem partilhada na rede social Twitter, Kyiv não está interessada num novo “Minsk”, apontou, fazendo referência ao protocolo de Minsk assinado em 2015 para pôr fim à guerra no leste da Ucrânia. 

Explicou Podolyak que um novo acordo como o de Minsk não serve os propósitos da Ucrânia visto que não querem "a renovação da guerra em poucos anos". 

"Até que a Rússia esteja pronta para libertar totalmente os territórios ocupados, a nossa equipa de negociação responderá com armas, sanções e dinheiro", frisou.

Refira-se que a Ucrânia vive hoje o 84.º dia de invasão das tropas russas. Os ministros das Finanças dos países do G7 e responsáveis bancários reúnem-se hoje, na Alemanha, para discutir um plano de recuperação económica para a Ucrânia.

A discussão vai focar-se não só na reconstrução pós-guerra, como também na subida da inflação ou cadeias de fornecimento.

Leia Também: Adesão à UE? Kyiv critica "tratamento de segunda" de algumas capitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório