Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Ferry indonésio com 800 pessoas a bordo foi desencalhado e segue viagem

Um ferry com mais de 800 pessoas a bordo que esteve encalhado durante dois dias num banco de areia no Mar de Sonda, sul da Indonésia, foi hoje rebocado para águas mais profundas e segue viagem, disseram hoje da Marinha de Jacarta.  

Ferry indonésio com 800 pessoas a bordo foi desencalhado e segue viagem
Notícias ao Minuto

08:13 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Indonésia

"Depois de muitos esforços, o (ferry) KM Sirimau que esteve bloqueado durante dois dias foi desencalhado às 12:00 (04:00 em Lisboa) e dirige-se atualmente para Leowoleba, o porto mais próximo", no sul do arquipélago, disse o chefe da Base da Marinha de Dwi Yoga. 

O KM Sirimau tem a bordo 784 passageiros e 55 tripulantes e fazia uma travessia de 184 quilómetros entre as ilhas de Sunda, Província de Nusa Tenggara.  

As equipas de socorro não retiraram os ocupantes, mas multiplicaram os esforços para libertar a embarcação de transporte de passageiros. 

Um rebocador da companhia marítima estatal indonésia PT Pelni esteve envolvido na operação que decorreu durante a maré alta. 

O ferry está a ser rebocado para a ilha de Lewoleba para verificações de segurança antes de retomar a viagem inicial em direção a Maumere, no sul da Ilha das Flores. 

Este tipo de incidentes são frequentes na Indonésia, país constituído por mais de 17 mil ilhas. 

As populações da República da Indonésia dependem do transporte marítimo para a maior parte das deslocações internar, apesar das deficientes normas de segurança que afetam as embarcações de vários tipos ao serviço no arquipélago.

Em 2018 mais de 160 pessoas perderam a vida durante o naufrágio de um ferry num dos lagos mais profundos do mundo na ilha de Sumatra. 

Mais de 300 pessoas morreram em 2009 num outro naufrágio de um ferry que fazia a ligação entre Sulawesi e o Bornéu. 

Leia Também: "Houve uma verdadeira unidade nacional" na independência de Timor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório