Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Monkeypox? "Não é uma doença sexualmente transmissível, é um vírus"

Ministério da Saúde espanhol confirmou sete casos do vírus e investiga outros 22.

Monkeypox? "Não é uma doença sexualmente transmissível, é um vírus"
Notícias ao Minuto

08:19 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Ministério da Saúde espanhol confirmou sete casos de Monkeypox (varíola dos macacos) e 22 sob investigação em Espanha. O jornal La Razón, detalhou que os casos confirmados são todos homens de Madrid. 

Devido ao facto de os casos confirmados se tratarem de homens que mantiveram relações homossexuais - que já levou a teorias de que a transmissão possa ser feita através de contato com mucosas durante relações sexuais -, a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, veio esclarecer que se trata de um vírus e não de uma doença sexualmente transmissível (DST). 

Darias sublinhou que o vírus se propaga e se transmite por contacto próximo e que "surgiu nos anos 70 em África devido à transmissão de animais às pessoas, pelo que uma zoonose viral”.

"Não é uma doença sexualmente transmissível, é um vírus", frisou. 

Sublinhe-se que já foram confirmados 14 casos do vírus em Portugal. Os sintomas, explicou a Direção Geral de Saúde (DGS), são "lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço". 

Leia Também: Já há um total de nove casos de Monkeypox no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório