Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

McDonald's e Wendy's processados por anúncios de hambúrgueres enganosos

Em causa está o tamanho dos hambúrgueres, que nos anúncios parecem maiores do que são na realidade.

McDonald's e Wendy's processados por anúncios de hambúrgueres enganosos
Notícias ao Minuto

19:17 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um homem do estado norte-americano de Nova Iorque tem um problema com o McDonald's e o Wendy's - os anúncios enganosos. Segundo ele, conta a BBC, os anúncios fazem parecer os hambúrgueres muito maiores do que realmente são.

Numa ação coletiva, o homem acusa os gigantes de fast food de práticas comerciais injustas e enganosas. Está a pedir 50 milhões de dólares (cerca de 47 milhões de euros) em danos para si e para outros clientes que se tenham sentido enganados da mesma forma.

Os restaurantes não comentaram, até agora, o processo - que contém como provas várias reclamações nas redes sociais.

Os rivais Burguer King foram alvo de um processo semelhante, na Flórida, em março passado, levado a cabo pelos mesmos escritórios de advocacia que agora representam o nova-iorquino Justin Chimienti.

Embora o restaurante não tenha respondido em tribunal, uma reclamação alterada mostra que houve novos clientes insatisfeitos a assinar no processo.

Os anúncios das empresas são "injustos e prejudicam financeiramente os consumidores, pois estão a receber alimentos com valor muito inferior ao que está a ser prometido", dizem as queixas. É "especialmente preocupante agora que a inflação, os preços dos alimentos e da carne estão muito altos e muitos consumidores, especialmente os de baixos salários, estão com dificuldades financeiras", acrescentam.
 
O processo contra o McDonald's e o Wendy's diz que os hambúrgueres nos anúncios são pelo menos 15% maiores do que na vida real. Inclui ainda algumas das reações nas redes sociais onde é chamada a atenção das empresas pela discrepância.

Recorde-se que, em 2010, reguladores do Reino Unido proibiram um anúncio do Burger King, sustentando reclamações de que as sandes de frango da rede eram muito mais pequenas do que o anunciado. 

Leia Também: Mãe recebe em casa 31 hambúrgueres... encomendados pelo filho de 2 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório