Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Washington "apoia fortemente" adesão de Suécia e Finlândia à NATO

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que "saúda calorosamente e apoia fortemente as candidaturas históricas da Finlândia e da Suécia na adesão à NATO", de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Washington "apoia fortemente" adesão de Suécia e Finlândia à NATO
Notícias ao Minuto

18:06 - 18/05/22 por Lusa

Mundo NATO

"Enquanto os seus pedidos de adesão à NATO estão a ser considerados, os Estados Unidos trabalharão com a Finlândia e com a Suécia para permanecerem vigilantes contra quaisquer ameaças à nossa segurança comum, e para deter e responder a qualquer agressão ou ameaça de agressão", acrescentou Biden.

O Presidente norte-americano - que receberá a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o Presidente finlandês, Sauli Niinisto, na Casa Branca, na quinta-feira -- disse ainda que está "ansioso para trabalhar com o Congresso e com os aliados da NATO para trazer rapidamente a Finlândia e a Suécia para a mais forte aliança de Defesa da história".

Os dois países nórdicos apresentaram hoje formalmente pedidos de adesão à NATO, mas a Turquia -- que, tal como todos os países membros tem direito de veto em caso de alargamento - recusou para já a abertura das negociações de adesão.

Historicamente não-alinhados, Suécia e Finlândia há vários anos que colaboravam com a NATO, mas a invasão russa da Ucrânia levou os governos dos dois países a repensarem o seu posicionamento face à Aliança Atlântica.

Leia Também: Turquia bloqueou início da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório