Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Desmantelam rede criminosa que assaltava escolas na Catalunha

Sabotavam o fornecimento de energia e esperavam que as baterias do alarme acabassem para terem acesso sem serem detetados.

Desmantelam rede criminosa que assaltava escolas na Catalunha
Notícias ao Minuto

16:59 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Os Mossos d'Esquadra, juntamente com a Polícia Local, detiveram, no passado domingo, sete homens como supostos autores de um assalto dentro de uma escola, na região catalã de Maresme.

No sábado, os agentes tinham sido avisados pelos responsáveis que três centros educativos da região tinham ficado sem energia elétrica, conta o La Vanguardia. Feitas as verificações, os agentes confirmaram de que se tratava de sabotagem, que se enquadrava na fórmula utilizada por grupos especializados para cometer assaltos em escolas.

O 'modus operandi' consistia em cortar o fornecimento de energia elétrica de um instituto ou escola para entrar para roubar equipamentos de informática uma vez esgotadas as baterias auxiliares dos alarmes.

Com esta informação, agentes dos Mossos, juntamente com a polícia local de Alella, Teià e Premià de Dalt coordenaram uma operação para prevenir os crimes.

Foi então que domingo, por volta das 22h (21h em Lisboa), foram detetados dois veículos a alta velocidade na estrada de Alella. Os carros seguiram na direção das três escolas, que ficam na mesma área, e todos os agentes da operação foram notificados.

Os dois veículos foram localizados perto de uma creche e viram como alguns homens saltaram a vedação do centro. Os sete suspeitos foram detidos por crime de roubo. Dois dos detidos eram menores.

Os cinco detidos maiores de idade foram presentes a tribunal, esta quarta-feira, que decretou a liberdade com acusações. Os menores detidos foram entregues ao Ministério Público de Menores.

Leia Também: Espanha. Homem mata mãe e mete termo à vida de seguida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório