Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cadela defende dona de ataque de leão da montanha na Califórnia

O animal de estimação ficou gravemente ferido ao proteger a dona.

Cadela defende dona de ataque de leão da montanha na Califórnia
Notícias ao Minuto

15:31 - 18/05/22 por Beatriz Maio

Mundo EUA

Erin Wilson, de 24 anos, que foi atacada por um leão da montanha, no norte da Califórnia, foi defendida pela sua cadela que, consequentemente, ficou gravemente ferida.

A mulher, que vive na zona rural do condado de Trinity, a cerca de quatro horas a noroeste de Sacramento, nos Estados Unidos, afirmou que o seu animal de estimação é "incrível e leal".

Na segunda-feira, Wilson dirigiu-se até ao Trinity River para dar um passeio à tarde com Eva, a sua cadela Belga Malinois de 2 anos e meio. Segundo o ABC  News, a mulher estava alguns metros à frente de Eva quando um leão da montanha a atacou, deixando-lhe o ombro esquerdo arranhado, embora estivesse a utilizar casaco.

"Eu gritei 'Eva!' e ela veio a correr", relatou Wilson, acrescentando que o animal atacou o leão "com muita força". A cadela pesa 25 quilos e, embora não tenha conseguido vencer o leão, lutou ferozmente. De acordo com o relato da mulher, ouviu um choro e quando olhou o leão estava a morder a cabeça do cachorro sem soltar, mesmo quando ela o atacou com pedras, paus e tentou agredi-lo fisicamente.

Com a aflição, Wilson correu para a sua carrinha e fez sinal a uma viatura que estava a passar. A condutora do carro parou, pegou num bocado de cano e spray pimenta. Juntas, as mulheres bateram no leão que tinha já arrastado a cadela para fora do caminho e quando o pulverizaram com o spray pimenta fugiu.

Wilson foi assistida devido aos arranhões com que ficou, mas nunca esteve em risco de vida. O seu marido, Connor Kenny, revelou que Eva teve duas fraturas no crânio, uma cavidade sinusal perfurada e danos graves no olho esquerdo. A cadela teve convulsões no caminho para o veterinário, mas ficou estabilizou durante a noite.

Os oficiais da vida selvagem recolheram amostras das feridas para análise de ADN e as autoridades estão a tentar capturar o animal. Os ataques de leões da montanha a humanos são raros, mas nestes casos os animais geralmente são mortos.

Wilson espera que Eva recupere e abriu uma página no GoFundMe para arrecadar dinheiro para as contas do veterinário.

Leia Também: Vietname. Britânicos morrem em acidente de moto após colidir com poste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório