Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Comissão de Eleições guineense pronta para legislativas antecipadas

O presidente em exercício na Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, o juiz Mpabi Kabi, disse hoje que o órgão está pronto para realizar eleições legislativas desde que haja dinheiro e um novo caderno eleitoral.

Comissão de Eleições guineense pronta para legislativas antecipadas
Notícias ao Minuto

14:31 - 18/05/22 por Lusa

Mundo Eleições

Kabi afirmou em declarações à Lusa esperar que as condições sejam criadas para que as eleições possam ter lugar na data marcada pelo chefe de Estado.

Umaro Sissoco Embaló dissolveu segunda-feira o parlamento e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

"A CNE tem recursos humanos à altura, mas neste momento não sabemos da existência de um fundo eleitoral. Sabemos que o Governo estava a diligenciar para a realização de um novo recenseamento eleitoral que produza o caderno eleitoral", afirmou Mpabi Kabi.

O responsável notou que com a convocação de eleições antecipadas, a CNE iniciou esta semana a elaboração de um orçamento que não será menos do que os valores gastos em processos anteriores, cerca de sete milhões de dólares (6,654 milhões de euros).

"Por estes dois motivos, fica difícil, para a CNE, responder de forma concisa se temos condições imediatas para realizar eleições, mas estamos prontos", observou o presidente em exercício da CNE, que funciona, neste momento, com um secretário-executivo (Mpabi Kabi) e dois secretários-executivos adjuntos (Felisberta Moura Vaz e Idriça Djaló).

O juiz José Pedro Sambu, que presidia à CNE, foi eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Leia Também: Missão de Estabilização e Segurança para a Guiné começa a chegar hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório