Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Irão captura barco estrangeiro por contrabando de combustível no Pérsico

A marinha iraniana capturou um barco "estrangeiro" que transportava combustível contrabandeado no Golfo Pérsico, informaram hoje as autoridades do país persa.

Irão captura barco estrangeiro por contrabando de combustível no Pérsico
Notícias ao Minuto

13:27 - 18/05/22 por Lusa

Mundo Combustível

O navio transportava 550.000 litros de combustível contrabandeado quando foi apreendido em águas persas, disse Mojtaba Ghahremani, o chefe do poder judicial na província de Hormozgan, aos meios de comunicação iranianos.

Segundo a fonte, os sete membros da tripulação foram detidos, mas ainda não se sabe a nacionalidade dos mesmos ou que bandeira tinha o navio.

O preço do combustível no Irão é significativamente mais reduzido do que nos restantes países devido aos subsídios governamentais e à forte desvalorização da moeda iraniana.

O Golfo Pérsico tem sido palco de vários incidentes durante os últimos anos, incluindo ataques a petroleiros e cargueiros, numa altura marcada pela crescente tensão entre o Irão e os Estados Unidos da América, dado as sanções norte-americanas impostas à vendas de petróleo iraniano.

Em finais de abril, a Força Naval da Guarda Revolucionária iraniana apreendeu outro petroleiro estrangeiro com 200.000 litros de contrabando de combustível, também no Golfo Pérsico.

Em outubro, foi também capturado o navio vietnamita 'Sothys', no Mar de Omã, depois de os EUA terem alegadamente sequestrado um petroleiro iraniano e transferido a carga de combustível para o vietnamita.

Um mês mais tarde, o Sothys acabou libertado depois de descarregar o petróleo bruto que transportava, por ordem de um tribunal iraniano.

Leia Também: Nuclear: Irão aguarda resposta dos EUA a "soluções" discutidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório