Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Norte-coreanos instruídos a gargarejar água salgada para curar a Covid-19

O líder do país, Kim Jong Un, sempre evitou ajuda internacional e tentou corrigir os problemas internamente. Inclusive recusou a oferta de milhões de doses de vacinas contra o coronavírus.

Norte-coreanos instruídos a gargarejar água salgada para curar a Covid-19
Notícias ao Minuto

12:11 - 18/05/22 por Beatriz Maio

Mundo Covid-19

Pela primeira vez, a Coreia do Norte reconheceu um surto de Covid-19, revelando que mais de 50 pessoas morreram e 1,5 milhões foram infetadas. Como tal, aconselhou os cidadãos, através da imprensa estatal norte-coreana, a... gargarejar água salgada e a beber chá de folhas de salgueiro três vezes por dia para não serem infetados.

O surto provavelmente será pior do que o relatado, já que a Coreia do Norte não possui testes suficientes de Covid-19 para todos os cidadãos e são poucas as pessoas que são vacinadas, informa a Sky News.

Lim Eul-chul, professor do Instituto de Estudos do Extremo Oriente da Universidade Kyungnam, em Seul, capital da Coreia do Sul, defendeu que Kim Jong Un está a enfrentar um "dilema realmente enorme" e que "se aceitar a ajuda dos Estados Unidos ou do Ocidente, poderá abalar a sua postura de autossuficiência que manteve firmemente e a confiança do público nele pode ser enfraquecida".

De referir que durante seu 'reinado', Kim Jong Un evitou ajuda internacional e, em vez disso, tentou corrigir os problemas internamente. Tinha já anunciado o país como "invencível" relativamente à pandemia e recusou a oferta de milhões de doses de vacinas do programa COVAX, apoiado pela Organização das Nações Unidas.

Leia Também: Covid-19. Especialista do São João defende acesso generalizado a testes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório