Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Última criança em Kutuzivka passa os dias a desenhar 'monstros' numa cave

Menino de oito anos vive com a mãe, tia e avó num espaço pequeno, debaixo de um jardim de infância em ruínas, desde o início da invasão russa.

Última criança em Kutuzivka passa os dias a desenhar 'monstros' numa cave
Notícias ao Minuto

11:27 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Chama-se Tymofiy e é a última criança na vila de Kutuzivka, no nordeste da Ucrânia, devastada pelas tropas russas. O menino, a mãe, tia e avó vivem numa cave e são quatro dos cerca de 50 ucranianos que ali permanecem desde que a vila foi tomada pelas forças de Putin. 

Segundo relata o jornal The Guardian, o menino de oito anos passa os dias numa mesa, iluminada com uma pequena luz LED, a desenhar durante horas a fio.

Nos seus desenhos, os tanques de guerra tornaram-se protagonistas, mas também os 'monstros' dos desenhos animados que se lembra de ver no Youtube antes da guerra.

O menino não vê outra criança desde dia 30 de abril, altura em que maioria do espaço onde se encontra foi evacuado. A cave situa-se por baixo de um jardim de infância em ruínas e do centro médico da vila localizada a 19 quilómetros a leste de Kharkiv. 

Tymofiy e a família vivem ali há quase três meses, desde o início da invasão russa à Ucrânia, na madrugada de dia 24 de fevereiro. 

Leia Também: Kyiv diz que UE está a pagar "a dobrar" e pede veto à energia russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório