Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

França apela a Washington e Teerão para adotarem "abordagem responsável"

A França apelou hoje a Washington e a Teerão para "adotarem uma abordagem responsável" que permita chegar ao acordo nuclear iraniano, que tropeça numa disputa entre os dois países "fora" deste acordo.

França apela a Washington e Teerão para adotarem "abordagem responsável"
Notícias ao Minuto

23:18 - 17/05/22 por Lusa

Mundo Nuclear

"O projeto de acordo para voltar ao cumprimento do JCPOA [o acordo de 2015 destinado a impedir o Irão de desenvolver armas nucleares] está pronto há mais de dois meses", mas "um assunto que envolve os Estados Unidos e o Irão e fora do JCPOA não o permite neste momento", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa conferência de imprensa online.

"Apelamos às partes para que adotem uma abordagem responsável e tomem urgentemente as decisões necessárias para concluir este acordo. Seria um erro grave e perigoso considerar que ele pode permanecer em cima da mesa indefinidamente", alertou o ministério, citado pela agência de notícias francesa AFP.

O acordo designado Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), que prevê restrições drásticas ao programa nuclear do Irão em troca do levantamento das sanções internacionais, está moribundo desde a retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018, sob a presidência do ex-presidente Donald Trump.

A eleição de Joe Biden para a Casa Branca permitiu relançar os esforços para reavivar o acordo, mas as negociações estão paradas há dois meses, apesar de um projeto do texto parecer estar ao alcance da assinatura

Um dos mais recentes obstáculos é a exigência de Teerão de que os EUA retirem os Guardas Revolucionários, o seu exército ideológico, da lista negra dos Estados Unidos "organizações terroristas estrangeiras".

Washington garante que esta sanção, decidida por Donald Trump após a retirada do acordo, não tem qualquer ligação com o nuclear e não pode ser discutida no âmbito destas negociações.

O Irão disse na terça-feira que aguarda a resposta dos Estados Unidos às "soluções" discutidas com o negociador da União Europeia, Enrique Mora, que visitou Teerão na semana passada.

Leia Também: Nuclear: Irão aguarda resposta dos EUA a "soluções" discutidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório