Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

UE saúda levantamento de algumas restrições do embargo dos EUA a Cuba

A União Europeia saudou hoje "com satisfação" a decisão do Presidente norte-americano, Joe Biden, de suavizar a sua política em relação a Cuba com o levantamento de algumas restrições que vigoravam no âmbito do embargo à ilha.

UE saúda levantamento de algumas restrições do embargo dos EUA a Cuba
Notícias ao Minuto

18:27 - 17/05/22 por Lusa

Mundo Josep Borrell

Numa declaração em nome dos 27, o Alto Representante da União para a Política Externa, Josep Borrell, afirmou que "a UE saúda o anúncio feito a 16 de maio pelo Governo dos EUA sobre o levantamento de certas restrições a Cuba".

"Em particular, o aumento dos serviços consulares e o processamento de vistos, a flexibilização das restrições de viagem, a eliminação do limite das remessas e o apoio a maior acesso aos serviços de Internet e pagamentos eletrónicos", enumerou Borrell.

O chefe da diplomacia europeia reiterou a política geral da UE de "compromisso crítico" com Cuba e manifestou a esperança de que a implementação de todos os pilares do Acordo de Diálogo Político e Cooperação aconteça, salientando que os direitos humanos são uma parte essencial.

"A UE continuará a apoiar medidas que melhorem as difíceis condições de vida do povo cubano", garantiu Borrell.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, flexibilizou a política do seu país em relação a Cuba, ao restaurar os voos comerciais para além de Havana, suspendendo limites às remessas e autorizando algumas viagens, embora o turismo para a ilha continue proibido.

O anúncio de Biden é uma inversão em algumas das políticas implementadas pelo seu antecessor, o republicano Donald Trump (2017-2021).

As medidas anunciadas entrarão em vigor nas próximas semanas, disse aos jornalistas um alto funcionário norte-americano que pediu anonimato.

Leia Também: EUA vão restabelecer voos comerciais e charter para Cuba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório