Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Encontrado túnel subterrâneo de contrabando de drogas no México

Os investigadores encontraram a entrada do túnel num armazém perto de uma casa na fronteira, onde estavam caixas de cocaína.

Encontrado túnel subterrâneo de contrabando de drogas no México

Foi descoberto um túnel subterrâneo na fronteira entre os Estados Unidos e o México que liga Tijuana a Otay Mesa e é utilizado para contrabando de drogas. Não se conhece há quanto tempo está em funcionamento, mas o seu comprimento equivale a cinco campos de futebol.

Segundo os investigadores que o encontraram, a descoberta ocorreu depois de terem encontrado caixas de cocaína numa casa que vigiavam, perto do armazém, em Otay Mesa, ao sul de San Diego, e de se terem apercebido que guardas armados estavam na entrada de um armazém, com um pequeno poço que tinha uma escada para descer para o túnel.

Segundo a Sky News, a polícia encontrou uma abertura esculpida no chão de cimento e pôde apurar que a passagem tinha 532 metros até Tijuana e 1,2 metros de largura. As autoridades norte-americanas revelaram que os estupefacientes eram transportados para um depósito na Califórnia através de uma via férrea com sistemas de ventilação, eletricidade e muros reforçados.

"Não há mais luz no fim deste túnel de narcotráfico", disse Randy Grossman, promotor do Distrito Sul da Califórnia, acrescentando: "Vamos derrubar todas as rotas de contrabando subterrâneas que encontrarmos para impedir que drogas ilícitas cheguem às nossas ruas e destruam as nossas famílias e comunidades". 

Embora as autoridades não vinculem o túnel a nenhum cartel específico, na sequência desta operação estão seis pessoas do sul da Califórnia, com idades entre os 31 e os 55 anos, acusadas de tráfico de drogas, tendo sido apreendidos 799 quilos de cocaína, 75 quilos de metanfetamina e 1,6 quilos de heroína.

De referir que esta passagem foi descoberta numa área onde mais de uma dúzia de outras foram encontradas nas últimas duas décadas. 

Leia Também: Nicole Scherzinger arrasa em biquíni durante férias no México

Recomendados para si

;
Campo obrigatório