Reino Unido apoia "fortemente" candidaturas da Suécia e Finlândia à NATO

Segundo a ministra britânica dos negócios estrangeiros, Liz Truss, esta adesão "fortalecerá a segurança coletiva da Europa".

Liz Truss

© Getty Images

Beatriz Cavaca
16/05/2022 23:43 ‧ 16/05/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

A Suécia e a Finlândia devem ser integradas na NATO "o mais rápido possível", segundo a ministra britânica dos negócios estrangeiros, Liz Truss.

Num comunicado partilhado na noite desta segunda-feira pela tutela, Truss diz que o Reino Unido apoia "fortemente" os pedidos de adesão à NATO de ambos os países, acrescentando que esta "fortalecerá a segurança coletiva da Europa".

Destaca ainda que o governo está ansioso "para trabalhar com estes países como novos aliados da NATO e estamos prontos para oferecer toda a nossa assistência durante o processo de adesão".

Refere também que as "nossas declarações de segurança mútua assinadas com a Suécia e a Finlândia na semana passada pelo primeiro-ministro demonstram o nosso compromisso firme e inequívoco com ambos os países durante este processo e no futuro".

Recorrendo ao Twitter, a governante salienta igualmente que está contente com "as decisões da Finlândia e da Suécia de se candidatarem a aderir à NATO" e refere que "as duas nações compartilham os nossos valores de democracia e liberdade e o Reino Unido acredita que elas devem aderir o mais rápido possível". 

Leia Também: Rússia diz que sanções do G7 agravaram escassez global de alimentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas