Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo britânico confirma sete casos de varíola dos macacos

Existem atualmente sete casos confirmados no Reino Unido, diagnosticados entre 6 e 15 de maio.

Governo britânico confirma sete casos de varíola dos macacos
Notícias ao Minuto

23:24 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo varíola-dos-macacos

Foram detectados mais quatro casos de varíola dos macacos em Inglaterra, afirmaram as autoridades de saúde.

Os novos casos de infecção viral rara não parecem estar relacionados com os dois casos confirmados anteriormente e anunciados a 14 de maio, nem com um caso anterior a 7 de maio, disse a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido citada pela Sky News. 

Dos quatro novos, três são em Londres. Existem atualmente sete casos confirmados no Reino Unido, diagnosticados entre 6 e 15 de maio.

O primeiro caso foi uma pessoa que tinha viajado recentemente para a Nigéria, que é onde se crê ter contraído a infecção, antes de viajar para o Reino Unido.

Os dois casos anunciados a 14 de maio vivem juntos e são do mesmo agregado familiar. Não estão relacionados com o caso anterior.

Os primeiros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço dos nódulos linfáticos, arrepios e cansaço extremo. Em alguns casos, a doença pode evoluir para sintomas mais graves. Esta doença é em muitos aspetos semelhante à varíola, erradicada em 1979 -  mas menos transmissível e menos mortal. 

As autoridades de saúde apontam a interrupção da vacinação contra a varíola em 1980 como um dos motivos para o aumento recente na incidência. Macacos e roedores, incluindo aqueles que são mantidos como animais de estimação podem ser portadores e transmitir o vírus a humanos. Em 2003, um surto de varíola dos macacos com origem em mamíferos do Gana contagiou 47 pessoas nos Estados Unidos. O surto ocorreu quando roedores infectados, importados da África como animais de estimação, disseminaram o vírus para cães de estimação que, então, infectaram pessoas.

Leia Também: Covid-19. Escola de Évora com 6 funcionários infetados fecha refeitório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório