Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Ministro da cultura da Ucrânia garante que Eurovisão vai decorrer no país

Zelensky disse no sábado à noite que a Ucrânia quer, "um dia", organizar o festival da Eurovisão já numa cidade de Mariupol "livre, pacífica e reconstruída"

Ministro da cultura da Ucrânia garante que Eurovisão vai decorrer no país

O ministro da Cultura ucraniano, Oleksandr Tkachenko, veio a público garantir que o festival da Eurovisão se realizará na Ucrânia no próximo ano.

Tento em conta o panorama de guerra, paira a dúvida se o país será capaz de receber o festival. Recorde-se que o grupo Kalush Orchestra venceu o evento musical no último fim de semana com a canção folk-rap ‘Stefania’.

“O concurso em si acontecerá na Ucrânia. Já começaram a dizer que ‘vamos procurar locais alternativos’. Não, é 100% [certo que a Eurovisão 2023 será realizado na Ucrânia]”, disse Tkachenko segundo a Interfax.

Quanto ao local onde poderia decorrer, Tkachenko diz que será um tema a ser discutido no futuro.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no sábado à noite que a Ucrânia quer, "um dia", organizar o festival da Eurovisão já numa cidade de Mariupol “livre, pacífica e reconstruída“. Numa mensagem publicada nas redes sociais, Zelensky saudou a vitória ucraniana no festival e garantiu: "No próximo ano, a Ucrânia vai ser a anfitriã da Eurovisão".

“A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa”, escreveu Zelensky.

A Ucrânia venceu no sábado o festival da Eurovisão com a canção 'Stefania', interpretada pela Kalush Orchestra — uma vitória que foi possível devido ao voto do público.

Recorde-se que desde sempre que o país vencedor da Festival da Canção da Eurovisão é convidado para organizar o evento do ano seguinte - salvo raras excepções. Nas duas vezes que realizou o certame - em 2005 e 2017 - a Ucrânia escolheu Kyiv para cidade anfitriã.

Leia Também: Vencedores da Eurovisão chegaram à Ucrânia e foram recebidos em festa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório