Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Procuradora ucraniana identifica 45 russos que cometeram crimes de guerra

Segundo a procuradora, Iryna Venediktova, "já existem 11.600 crimes a ser investigados".

Procuradora ucraniana identifica 45 russos que cometeram crimes de guerra

Segundo noticiado, esta segunda-feira, pelo jornal Ukrayinska Pravda, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, anunciou na televisão nacional que foram identificados 45 russos que cometeram crimes de guerra em território ucraniano.

Segundo a procuradora, citada pelo meio ucraniano, "até ao momento, identificámos 45 pessoas por crimes de guerra e três pessoas já estão em tribunal".

"Um homem que acusamos de matar um civil foi levado ao tribunal, assim como duas outras pessoas (que estão fisicamente presentes na Ucrânia), nomeadamente pessoas que bombardearam a infraestrutura civil em Kharkiv", adianta.

Acrescenta ainda que estão a "mover-se muito mais rápido aqui [na Ucrânia] do que nos tribunais internacionais", onde a Ucrânia também está a tentar encontrar justiça pelos crimes cometidos. Conclui, ainda, que foram identificadas "45 pessoas da Federação Russa que cometeram atrocidades na Ucrânia, mas já existem 11.600 crimes a ser investigados".

A procuradora lembrou também nesta intervenção que para processar estes criminosos de guerra é necessário encontrar todas as testemunhas e todas as evidências de culpa, algo que é complicado tendo em conta a incapacidade de ter acesso a certas áreas do país neste momento ocupadas.

Recorde-se que, até agora, só se conhecia o julgamento do soldado russo Vadim Shishimarin, acusado de ter morto um civil desarmado de 62 anos à beira de uma estrada numa vila na região de Sumy. O jovem apareceu apenas durante alguns minutos em tribunal, na sexta-feira passada, antes de o seu julgamento ter sido adiado para dia 18 de maio.

Leia Também: As imagens do primeiro julgamento por crimes de guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório