Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Marinha espanhola busca oito migrantes alegadamente desaparecidos

De acordo com o relato dos resgatados, um total de onze pessoas iniciaram a viagem, incluindo uma mulher grávida. Apenas três terão sido encontrados.

Marinha espanhola busca oito migrantes alegadamente desaparecidos
Notícias ao Minuto

15:51 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Migração

As autoridades espanholas estão a investigar o alegado desaparecimento de oito migrantes no mar, incluindo uma mulher grávida, que faziam parte de uma comitiva migratória que viajava num barco que andou à deriva, durante oito a dez dias, depois de ter ficado sem propulsão, comida e bebida.

De acordo com o jornal El Mundo, a Marinha espanhola resgatou já três homens, teoricamente de origem argelina, que viajavam neste barco à deriva.

A informação terá sido avançada pela Marinha espanhola numa nota, que dá ainda conta de que o resgate destes três tripulantes ocorreu a cerca de 55,56 quilómetros das Ilhas Chafarinas pelo barco de patrulha Infanta Elena.

Segundo a Marinha, o navio terá estado à deriva entre oito e dez dias desde que perdeu o motor que o ajudou a abandonar território argelino. No momento do avistamento, os três ocupantes que restavam estavam a remar para tentar chegar a terra, que se encontrava bastante longe.

Um deles estava em "estado crítico", apresentando uma "condição médica difícil e desconhecida" a bordo, bem como sinais evidentes de desidratação "extrema", hipotermia e queimaduras e cortes em diferentes partes do corpo - tendo assim, "à priori, muito poucas hipóteses de recuperação". Porém, graças "ao extraordinário trabalho de todo o pessoal médico, conseguiu superar a situação depois de estabilizado e de responder positivamente ao tratamento prestado", aponta a Marinha. 

Uma vez tratados e estabilizados a bordo, foram transferidos para o porto de Almeria.

De acordo com o relato dos resgatados, um total de onze pessoas iniciaram a viagem, incluindo uma mulher grávida, a esposa de um dos sobreviventes. Porém, de acordo com os relatos, "apenas os três resgatados no sábado de manhã" terão sobrevivido.

A Polícia Nacional está, assim, a investigar o número de pessoas que viajavam na embarcação. "De momento, o número de pessoas que viajavam no barco não pode ser confirmado, porque os testemunhos são diferentes quanto ao número de ocupantes", disse a subdelegação.

Leia Também: Tunísia resgata 81 migrantes que partiram da Líbia num barco improvisado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório