Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Baleares impõem multas até 300 mil euros para acabar com festas ilegais

As festas ilegais repetem-se ano após ano no arquipélago.

Baleares impõem multas até 300 mil euros para acabar com festas ilegais
Notícias ao Minuto

15:43 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Baleares

As Ilhas Baleares, em Espanha, preparam-se para impor multas até 300 mil euros para acabar com as festas ilegais em áreas naturais das ilhas ou em casas particulares em determinadas zonas. 

De acordo com o jornal La Vanguardia, o governo das Baleares aprovou, esta segunda-feira, um decreto-lei que fixa multas até 300 mil euros para os organizadores de festas ilegais, bem como para quem as publicita ou participa nelas. O dono dos espaços onde se realiza a festa também pode ser multado – uma das principais novidades.

Mercedes Garrido, ministra da Presidência das Baleares, explicou, citada pelo mesmo jornal, que os proprietários das casas têm o dever de garantir que não são realizadas quaisquer atividades ilegais nos imóveis, nomeadamente quando os alugam. 

O governo considera que estas festas representam concorrência desleal para outras atividades de entretenimento e lazer e colocam em risco os frequentadores, uma vez que os locais onde são organizadas não têm segurança. Além disso, têm impacto na ordem pública e causam ruídos.

A lei diferencia estas festas ilegais das que têm caráter familiar ou privado e as multas vão variar entre os 300 a 300 mil euros. Segundo o novo regulamento, uma festa ilegal caracteriza-se por aglomerações ou eventos de lazer e entretenimento, com fins lucrativos, que se realiza em espaços que não são considerados estabelecimentos públicos.

Leia Também: Agente da Polícia Nacional de Ibiza detido por abuso sexual de jovem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório