Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

AO MINUTO: 264 soldados retirados de Azovstal; Rússia ameaça Suécia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: 264 soldados retirados de Azovstal; Rússia ameaça Suécia
Notícias ao Minuto

07:37 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

Esta segunda-feira marca o 82.º dia do conflito na Ucrânia, num momento em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera que a “vitória está a começar” e que o exército do seu homólogo, Vladimir Putin, terá de admitir que a invasão não está a desenrolar-se como o esperado.

No domingo, a Rússia recusou negociar a eventual libertação dos combatentes ucranianos do batalhão nacionalista Azov, que estão entrincheirados há várias semanas na siderúrgica de Azovstal, designando-os de "criminosos de guerra".

Fim de cobertura

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã desta terça-feira.

EUA elogiam "liderança" da Grécia desde o início da invasão russa

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou esta segunda-feira a Grécia pela "liderança moral" desde o início da invasão russa da Ucrânia, durante um encontro, em Washington, com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

Reino Unido apoia "fortemente" candidaturas da Suécia e Finlândia à NATO

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Suécia e a Finlândia devem ser integradas na NATO "o mais rápido possível", segundo a ministra britânica dos negócios estrangeiros, Liz Truss.

Num comunicado partilhado na noite desta segunda-feira pela tutela, Truss diz que o Reino Unido apoia "fortemente" os pedidos de adesão à NATO de ambos os países, acrescentando que esta "fortalecerá a segurança coletiva da Europa".

Recorrendo ao Twitter, a governante ainda que está contente com "as decisões da Finlândia e da Suécia de se candidatarem a aderir à NATO" e refere que "as duas nações compartilham os nossos valores de democracia e liberdade e o Reino Unido acredita que elas devem aderir o mais rápido possível". 

"Não voltem ainda para Kyiv" pede presidente da câmara aos moradores

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, disse à BBC que ainda está a aconselhar os moradores que fugiram da cidade a não regressarem neste momento, por não conseguir "garantir 100% de segurança para todos".

Segundo o autarca, a cidade está "lentamente a voltar à vida" com a reabertura de cafés e bares, mas continua a ser "um alvo para agressores russos" e existem alertas de ataque aéreo e toques de recolher noturnos em vigor.

O responsável da capital calculou que pelo menos um milhão cidadãos abandonaram a cidade antes da guerra e que ainda não voltaram, sendo que Kyiv "ainda está vazia", ​​com o país devastado pela guerra, infraestrutura danificada e desemprego crescente.

Rússia diz que sanções do G7 agravaram escassez global de alimentos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Rússia diz que as tentativas do Ocidente e do G7 para isolar Moscovo pioraram a escassez global de alimentos, segundo um comunicado do Ministérios dos Negócios Estrangeiros russo, citado pela Sky News.

“As tentativas de desviar a Rússia económica, financeira e logisticamente de canais de cooperação internacional de longa data estão apenas a exacerbar as crises económicas e alimentares”, indica a nota.

“Deve-se notar que foram as ações unilaterais dos países ocidentais, principalmente do G7 que exacerbou o problema de quebrar as cadeias logísticas e financeiras de abastecimento de alimentos aos mercados mundiais”, acrescenta ainda.

Já foram retirados 264 soldados ucranianos de Azovstal

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Citada pelo jornal The Guardian, a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, disse que 53 soldados feridos foram levados para um hospital em Novoazovsk, cidade controlada pela Rússia, e que 211 outros foram transportados por um corredor para Olenivka, também controlada pelos invasores. Todos os evacuados serão levados para casa por meio de trocas de prisioneiros, segundo a governante.

Sobre esta evacuação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ainda, num apelo noturno, que este foi "um dia difícil". No entanto, "este dia, como todos os outros, visa salvar o nosso país e o nosso povo. Quero enfatizar que a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos".

  

Soldados feridos retirados de Azovstal já começaram a chegar a Novoazovsk

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Alguns dos soldados feridos que se encontravam em Azovstal já foram retirados da siderúrgica e chegaram ao seu destino, a cidade de Novoazovsk, controlada por russos.

Segundo a Reuters, testemunhas no local reportaram a presença de vários autocarros na fábrica de Mariupol, que estarão a transportar os referidos soldados. Isto depois, desta tarde, Moscovo ter anunciado que tinha chegado a um acordo para retirar militares feridos da fábrica de Mariupol. Algo que mais tarde o próprio batalhão Azov confirmou nas redes sociais.

Veja aqui algumas imagens da chegada destes dos militares de Azovstal ao destino controlado pelos russos.

Notícias ao Minuto [Militares de Azovstal chegam a Novoazovsk]© Reuters  

Tribunal de Moscovo multa Radio Liberty por emitir conteúdos proibidos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Um tribunal de Moscovo multou hoje a emissora norte-americana Radio Liberty em 18 milhões de rublos (280.247 dólares) pela sua recusa em eliminar conteúdos proibidos na Federação Russa.

A Federação Russa qualifica como informação proibida a incitação de menores ao suicídio, a pornografia infantil e o consumo de drogas, bem como os apelos à participação em manifestações públicas não autorizadas pelas autorizadas e, mais recentemente, a publicação de 'notícias falsas' sobre a invasão russa da Ucrânia.

Segundo o serviço de imprensa do tribunal Tverskói, citado pela Interfax, o media norte-americano foi considerado culpado de 18 acusações.

Bulgária solicita exclusão do embargo europeu ao petróleo russo

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O governo búlgaro confirmou hoje que solicitou à Comissão Europeia a sua exclusão do planeado embargo à compra do petróleo russo, porque a sua única refinaria só pode processar este tipo de crude.

O chefe do governo búlgaro, Mark Rutte afirmou que o seu país é um dos que mais resistiu mais pressões russas em relação ao pagamento do gás com rublos, o que contribuiu para reduzir o fluxo de dinheiro para Moscovo.

"Esperemos que haja compreensão da Comissão Europeia, do que temos indícios, uma vez que não podemos passar de 95% de dependência do gás para zero e, ao mesmo tempo, colocar um embargo sobre a nossa única refinaria, que só funciona com crude de tipo Ural", referiu.

Ministro da cultura da Ucrânia garante que Eurovisão vai decorrer no país

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O ministro da Cultura ucraniano, Oleksandr Tkachenko, veio a público garantir que o festival da Eurovisão se realizará na Ucrânia no próximo ano.

“O concurso em si acontecerá na Ucrânia. Já começaram a dizer que ‘vamos procurar locais alternativos’. Não, é 100% [certo que a Eurovisão 2023 será realizado na Ucrânia]”, disse Tkachenko segundo a Interfax.

Vencedores da Eurovisão chegaram à Ucrânia e foram recebidos em festa

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os vencedores da 66.ª edição do Festival da Eurovisão, o grupo Kalush Orquestra, já chegaram à Ucrânia, onde foram recebidos em clima de festa pelos membros do serviço de guarda de fronteira ucraniana.

Assim que chegaram, o vocalista da banda, Oleh Psiuk, foi presenteado com um ramo de flores amarelas e azuis - as cores da bandeira da Ucrânia. De seguida, disse em declarações à imprensa que "a Eurovisão é uma coisa muito importante, especialmente, este ano. Mas a vida de tantas pessoas – isso é muito mais importante".

A banda anunciou ainda que planeia vender o seu troféu da Eurovisão para oferecer o dinheiro conseguido ao esforço de guerra da Ucrânia. Segundo Psiuk: "Há pessoas que estão simplesmente prontas para doar. Isto é simplesmente para motivá-los um pouco mais - eles podem possuir este troféu. Alguém pode achar piada ter o troféu do vencedor da Eurovisão 2022 em casa".

Notícias ao Minuto [Kalush Orquestra chegam à Ucrânia]© Reuters  Veja aqui as fotografias da chegada ao país invadido pela Rússia dos vencedores da Eurovisão 2022. 

Amnistia diz que Kyiv terá de investigar mais de 10.000 crimes de guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A diretora executiva da Amnistia Internacional (AI) na Ucrânia, Oksana Pokalchuk, revelou hoje à Lusa que as autoridades ucranianas já abriram investigações a mais de 10.000 casos de crimes durante a invasão russa.

Rússia ameaça Suécia com medidas "técnico-militares" se aderir à NATO

Andrea Pinto | há 1 mês

A Rússia ameaçou hoje a Suécia com medidas "técnico-militares", como fez na semana passada com a Finlândia, se aquele país escandinavo aderir à NATO, conforme anunciado pelo Governo sueco.

"A Rússia vai ser obrigada a adotar medidas de reposta tanto técnico-militares como de outro tipo para combater as ameaças emergentes à sua segurança nacional", adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, citado em comunicado.

Soldados feridos estão a ser retirados de Azovstal

Andrea Pinto | há 1 mês

Os soldados feridos que se encontravam em Azovstal estão a ser retirados da siderúrgica. Segundo a Reuters, testemunhas no local reportam a presença de vários autocarros que estarão a transportar os referidos soldados. Não se sabe quantas pessoas serão retiradas da fábrica.

Recorde-se que, esta tarde, Moscovo anunciou que tinha chegado a um acordo para retirar militares feridos da fábrica de Mariupol, cidade controlada pelos russos. Os feridos estarão a ser transportados para um centro médico na cidade de Novoazovsk, controlada por russos.

 

Governo. Finlândia e Suécia na NATO representa "um significativo reforço"

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Governo considera que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO "representará um significativo reforço da Aliança Atlântica".

Num comunicado enviado às redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros escreve que "o Governo Português congratula-se com a decisão dos Governos da Finlândia e da Suécia, que decidiram solicitar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)".

PCP contra entrada da Suécia e Finlândia na NATO

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Partido Comunista Português (PCP) esclareceu, esta segunda-feira, que é contra a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO por considerar que o alargamento da Aliança “não só não traz segurança, como representa um sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”. 

Aliança pós-soviética oferece cooperação à NATO para reduzir tensão

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A pós-soviética Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que é liderada pela Rússia, propôs-se hoje cooperar com a NATO para diminuir a tensão causada pela crescente militarização da região euroasiática.

"Reconhecendo a sua responsabilidade de garantir uma paz sólida na região euroasiática, sublinhamos a importância de reduzir a tensão no continente e confirmamos a disposição para iniciar uma cooperação prática com a NATO", indica a declaração final da OTSC após uma cimeira no Kremlin ao fim de 20 anos de existência.

Erdogan vetará adesão de Finlândia e Suécia devido a política pró-curda

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Turquia vetará a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO se estes países mantiverem a sua política de "acolhimento de guerrilheiros curdos", advertiu hoje o Presidente turco, Erdogan.

"A Suécia é um centro de incubação de organizações terroristas. Acolhe terroristas. No seu parlamento, há deputados que defendem os terroristas. A quem acolhe terroristas não diremos 'sim' quando quiserem juntar-se à NATO", declarou o líder turco.

 

União Europeia ainda sem acordo sobre sexto pacote de sanções à Rússia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, disse à poucos momentos numa conferência de imprensa que não existe acordo relativamente sexto pacote de sanções à Rússia

Segundo o responsável a principal dificuldade de entendimentos entre os Estados-membros prende-se com a proibição na compra de petróleo russo. 

Esta foi uma medida defendida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que tem a oposição em particular da Hungria, um país muito dependente deste combustível por parte da Rússia.

Russos capturados dizem que comandantes estão a matar soldados feridos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Soldados russos capturados pelas forças ucranianas acusaram os seus comandantes de matar soldados feridos em vez de os enviar para receber tratamento médico.

De acordo com o Mirror, as declarações destes soldados surgem num vídeo gravado pelo jornalista ucraniano Volodymyr Zolkin para a Open Media Ukraine.

Kyiv diz que UE está a pagar "a dobrar" e pede veto à energia russa

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano pediu hoje à União Europeia que vete as importações de petróleo e gás russos e criticou-a por "pagar a dobrar", comprando energia a Moscovo e financiando o envio de armas a Kyiv.

"A UE está a pagar a dobrar. Primeiro, apoiando a Ucrânia e, a seguir, pagando à Rússia, e depois tem que voltar a pagar pela destruição do território ucraniano pelas armas russas. Não é assim que deveria acontecer", declarou Dmytro Kuleba à chegada à reunião que os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus hoje realizam em Bruxelas.

Foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Segundo uma investigação levada a cabo pela procuradora-geral ucraniana Iryna Venediktova, citada pelo jornal The Kyiv Independent, foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra.

A mesma fonte, revela ainda que três destes soldados já estão a ser julgados na Ucrânia, sendo que se regista um total de 11.600 crimes de guerra.

Macron saúda decisão da Suécia de pedir adesão à NATO

Beatriz Cavaca | há 1 mês

"O Presidente da República apoia plenamente a decisão soberana da Suécia de aderir rapidamente à NATO", disse o gabinete de Macron, citado pela agência francesa AFP.

Rússia bombardeia depósito de nitrato de amónio, em Kharkiv

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O anúncio foi feito na rede social Telegram do chefe da administração militar regional de Donetsk.

O responsável diz que "a explosão não representa uma ameaça para a população local".

O nitrato de amónio é um material explosivo que é usado para diferentes fins, nomeadamente: Como fertilizante, herbicida, inseticida, absorvente para óxidos de nitrogênio, na fabricação de óxido nitroso, como oxidante em propelentes sólidos para foguetes, explosivos, etc.

Kyiv alerta para crescente crise humanitária na região de Kherson

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A comissária dos Direitos Humanos da Ucrânia, Liudmyla Denisova, alertou hoje para a "crescente crise humanitária" em Kherson, onde permanecem cerca de meio milhão de habitantes e que em duas semanas podem ficar sem medicamentos.

"Os residentes da região não conseguem ir até ao território controlado pela Ucrânia e a mobilidade pela região está praticamente restringida. Os ocupantes não permitem a entrada de voluntários com ajuda humanitária e saqueiam os carregamentos de bens doados", denunciou a comissária na rede social Telegram.

Bombardeamento russo mata 10 civis no leste da Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Um bombardeamento russo na cidade de Sievierodonetsk, no leste da Ucrânia, matou 10 civis, segundo o governador regional, citado pelo canal britânico SkyNews.

Depois de ameaçarem a Eurovisão hackers pró-russos planeiam ataque global

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Depois de se tentarem infiltrar na noite de abertura e durante a final desta 66.ª edição do Festival da Eurovisão, o grupo hackers pró-russos, ‘Killnet’ planeia agora um ataque à escala global a diferentes países, segundo um vídeo divulgado pelos mesmos nas redes sociais.

Os dez países que vão ser afetados são nomeadamente o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Letónia, Roménia, Lituânia, Estónia, Polónia e Ucrânia.

Presidente do Conselho Europeu elogia decisão da Suécia aderir à NATO

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, elogiou, esta segunda-feira, a Suécia e a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, pela decisão de aderir à NATO. Segundo o responsável europeu, esta é uma “decisão em benefício da segurança e defesa coletivas”.

Rússia ameaça "mundo livre", diz Nobel da Literatura polaca

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A escritora polaca Olga Tokarczuk, vencedora do Nobel da Literatura em 2018, considerou que a Rússia é uma ameaça ao “mundo livre”.

Segundo a Associated Press, as declarações de Tokarczuk foram feitas, este domingo, no Festival Internacional de Escritores de Jerusalém onde também disse que “os polacos compartilham o sentimento ucraniano de perigo que a Rússia apresenta ao mundo livre”.

“Ninguém poderia imaginar que esta guerra seria tão cruel, tão anacrónica e esta guerra traz à mente as horríveis imagens da Segunda Guerra Mundial”, completou. 

Rússia anuncia acordo para retirar combatentes feridos de Azovstal

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Ministério da Defesa russo anunciou hoje um acordo para retirar combatentes ucranianos feridos que se encontram entrincheirados no complexo siderúrgico de Azovstal, o último bastião da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol.

"Um regime de silêncio [das armas] está em vigor atualmente e um corredor humanitário aberto, pelo qual os soldados ucranianos feridos estão a ser transportados para os estabelecimentos médicos de Novoazovsk", em território controlado pelas forças russas e pró-russas, indicou o ministério russo em comunicado.

A Defesa russa não precisou quantas pessoas serão retiradas do local e as autoridades ucranianas não confirmaram qualquer acordo.

Ucrânia? Gentiloni admite emissão de dívida para financiar reconstrução

Daniela Filipe | há 1 mês

O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, disse hoje admitir uma nova emissão de dívida conjunta na União Europeia (UE), como aconteceu para o financiamento da recuperação pós-pandemia, para apoiar a reconstrução da Ucrânia após a guerra.

Comunistas e socialistas pedem respeito pela neutralidade da Moldova

Daniela Filipe | há 1 mês

O bloco da oposição comunista e socialista no parlamento moldovo exigiu hoje à comunidade internacional que respeite o estatuto de neutralidade da Moldova para evitar que o país se envolva na guerra na vizinha Ucrânia.

Sexto pacote de sanções? "Já não é um problema político, é técnico"

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse, esta segunda-feira, que o sexto pacote de sanções contra à Rússia não esteve em discussão durante a reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia (UE), porque "essencialmente não é um problema político, é um problema técnico".

Finlândia na NATO? Vai "acrescentar um novo fator às relações bilaterais"

Daniela Filipe | há 1 mês

A China deu, esta segunda-feira, uma resposta vaga quando questionada acerca da candidatura da Finlândia para uma adesão à NATO, noticia o The Guardian. Zhao Lijian, ministro dos Negócios Estrangeiros do país, afirmou que tal mudança injetaria um "novo fator" nas relações sino-finlandesas.

NATO? Presidente do Conselho Europeu elogia decisão da Suécia

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, elogiou a decisão da Suécia de oficializar o seu pedido de adesão à NATO, esta segunda-feira. Recorrendo às redes sociais, o responsável salientou que os pedidos tanto da Suécia, como da Finlândia, tornam a segurança europeia "mais forte". A seu ver, a contribuição da União Europeia (UE) na NATO "é cada vez mais valiosa".

NATO? Noruega, Dinamarca e Islândia prometem proteger Finlândia e Suécia

Daniela Filipe | há 1 mês

A Noruega, Dinamarca e Islândia prometeram, esta segunda-feira, proteger a Finlândia e a Suécia de potenciais ataques durante o processo de adesão à NATO, diz a Sky News.

"Com a Dinamarca e a Islândia, a Noruega está pronta para assistir os seus vizinhos nórdicos com todos os meios necessários, caso sejam vítimas de agressão no seu território antes de se tornarem membros da NATO", disse o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre.

Macron apoia "completamente" a decisão da Suécia de aderir à NATO

Daniela Filipe | há 1 mês

O gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, esta segunda-feira, que o responsável apoia "completamente" a decisão da Suécia de aderir à NATO, diz a Reuters.

Rússia "responderá" se a NATO apoiar militarmente a Suécia e Finlândia

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, avisou esta segunda-feira o Ocidente de que a Rússia responderá caso a NATO comece a reforçar as infraestruturas militares da Suécia e da Finlândia, as quais deram já a conhecer as suas intenções de aderirem à Aliança Atlântica.

Edifício na Crimeia 'pintado' com as cores da Ucrânia

Daniela Filipe | há 1 mês

Um edifício em Yevpatoria, na região Sul da Crimeia, foi vandalizado na madrugada de 16 de abril. Numa conta de Telegram oficial, os responsáveis explicam que não se sabe quem foi o autor da nova 'pintura'. Veja a imagem aqui.

Bucha. Artista transforma buracos de bala em flores

Daniela Filipe | há 1 mês

A artista Ivanka Solkovska transformou os buracos de bala deixados nas vedações de Bucha em flores, oferecendo o seu apoio à população.

Rússia anuncia cessar-fogo em Azovstal para retirada de soldados feridos

Daniela Filipe | há 1 mês

O Ministério da Defesa russo anunciou, esta segunda-feira, um cessar-fogo na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, para a retirada de soldados feridos que ainda estejam no local.

"Foi alcançado um acordo com os representantes dos militares ucranianos bloqueados em Azovstal, em Mariupol, para retirar os [soldados] feridos", refere a entidade, citada pela AFP, adiantando que não prestará declarações enquanto o processo estiver a decorrer.

Nesse sentido, foi "aberto um corredor humanitário, através do qual os soldados ucranianos estão a ser transportados para uma unidade hospitalar em Novoazovsk", complementa a Reuters.

É oficial: Suécia vai pedir adesão à NATO

Daniela Filipe | há 1 mês

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, confirmou que o país avançará com o pedido de adesão à NATO, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, diz a BBC.

"O melhor para a Suécia e o povo sueco é aderir à NATO", considerou a responsável, ainda que tenha ressalvado que o país estará numa posição vulnerável enquanto o processo não estiver oficializado.

ONU pede rapidez e coordenação a investigadores de crimes de guerra

Daniela Filipe | há 1 mês

O relator da ONU para execuções arbitrárias e extrajudiciais, Morris Tidball-Binz, pediu hoje aos investigadores de alegados crimes de guerra russos na Ucrânia que coordenem o trabalho, para acelerar o processo.

Portugal atribuiu quase 37 mil proteções temporária e 1/3 são menores

Daniela Filipe | há 1 mês

Portugal atribuiu até hoje quase 37.000 proteções temporária a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, dos quais um terço foram a menores, segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"Neste momento, a Ucrânia é bem capaz de ganhar a guerra"

Daniela Filipe | há 1 mês

"Neste momento, a manter-se a atual situação, a Ucrânia é bem capaz de ganhar a guerra." A afirmação é proferida por Isidro Pereira, major-general que já foi representante militar na NATO, numa análise feita, esta segunda-feira, na CNN Portugal.

Alvejado e enterrado vivo, Mykola sobreviveu para contar a sua história

Daniela Filipe | há 1 mês

O ucraniano de 33 anos foi levado por militares russos para ser executado. Foi o único dos três irmãos que sobreviveu e agora a sua história servirá de testemunho a favor da Ucrânia. Leia o artigo na íntegra aqui.

Governos da Suécia e Finlândia justificam aos deputados opção pela NATO

Daniela Filipe | há 1 mês

As primeiras-ministras da Suécia e da Finlândia defenderam hoje nos respetivos parlamentos a adesão à NATO, justificando ser a melhor forma de garantir a segurança dos dois países nórdicos, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Sanções sobre vendas bielorrussas com impacto acima de 15 mil milhões

Daniela Filipe | há 1 mês

As sanções impostas pelo Ocidente à Bielorrússia, na sequência do apoio prestado pelo país à invasão russa sobre a Ucrânia, bloquearam entre 16 e 18 mil milhões de dólares (entre 15,34 e 17,26 mil milhões de euros) das suas exportações anuais para os países ocidentais. A informação foi avançada pela agência noticiosa Belta, que cita o primeiro-ministro bielorrusso, Roman Golovchenko, reporta a Reuters.

Rússia prepara referendos em Kherson e Zaporizhzhia

Daniela Filipe | há 1 mês

O Kremlin ordenou a preparação de um referendo nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia, que acontecerá nos próximos meses, afirmou hoje o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Vadym Denisenko.

Greenpeace impede descarregamento de petroleiro russo em Inglaterra

Daniela Filipe | há 1 mês

A Greenpeace diz que alguns dos seus ativistas impediram um petroleiro que transportava 33.000 toneladas de gasóleo russo de atracar no rio Tamisa, em Inglaterra, reporta a Sky News.

Rússia segue "atentamente" pedidos de adesão à NATO da Finlândia e Suécia

Daniela Filipe | há 1 mês

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia está a seguir "atentamente" os pedidos de adesão à NATO da Finlândia e da Suécia, acrescentando considerar que a decisão não trará segurança para a Europa.

"Este é um assunto sério, que nos preocupa, e que seguiremos atentamente", referiu, citado pela BBC.

O responsável apontou ainda que, ao contrário da Ucrânia, a Finlândia e a Suécia não têm disputas territoriais com a Rússia.

Mariupol. Separatistas de Donetsk dizem ter retirado mais de 300 cidadãos

Daniela Filipe | há 1 mês

Os separatistas pró-russos da autoproclamada república de Donetsk afirmaram hoje que retiraram mais de 300 cidadãos no domingo da cidade ucraniana de Mariupol, para duas cidades controladas pela Rússia.

Após 32 anos, McDonald's vai vender negócio na Rússia

Daniela Filipe | há 1 mês

A cadeia de fast-food dos Estados Unidos mundialmente conhecida McDonald's planeia vender o negócio na Rússia e abandonar em definitivo o país depois de anunciar, em março, uma paragem temporária. 

Depois de 32 anos no país, como detalha o jornal The New York Times, a cadeia de restaurantes planeia a retirada definitiva do país invasor da Ucrânia por ser "impossível ignorar" a crise humanitária desencadeada pela guerra da Rússia.

Ucrânia diz ter repelido a incursão russa na região de Sumy

Daniela Filipe | há 1 mês

Os guardas de fronteira ucranianos terão repelido, esta segunda-feira, uma incursão de um grupo russo de sabotagem e reconhecimento na região nordeste de Sumy. A informação foi avançada pelo governador da região, Dmytro Zhyvytsky, através do Telegram, aqui citado pela Reuters.

EUA querem ratificar adesão finlandesa à NATO antes de agosto

Daniela Filipe | há 1 mês

O Congresso dos Estados Unidos da América procurará ratificar a candidatura da Finlândia para uma adesão à NATO antes das férias institucionais, em agosto. De acordo com a Reuters, a informação foi avançada pelo líder republicano no Senado, Mitch McConnell, depois de se encontrar com o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, na capital Helsínquia.

Pelos menos 3 mil civis de Mariupol em "campo de filtragem" russo

Daniela Filipe | há 1 mês

Pelo menos três mil civis de Mariupol estarão retidos num "campo de filtragem" russo na região de Donetsk, segundo o conselheiro do autarca da cidade portuária, Petro Andryushchenko, citado pela BBC.

O responsável refere que os cidadãos encontram-se num antigo estabelecimento penitencial em Olenivka, que terá sido transformado num "campo de filtragem" russo.

"[Estão retidos] apenas pela sua ativa posição pró-ucraniana. Não é repressão e perseguição política?", questionou.

De acordo com Andryushchenko, a "máquina de repressão" russa aumentou a sua atividade em Mariupol e nos arredores da cidade portuária, sendo que as forças russas "procuram ativamente" veteranos de guerra ucranianos.

Borrell admite dificuldades com Hungria sobre sanções ao petróleo russo

Daniela Filipe | há 1 mês

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, reconheceu hoje as dificuldades em garantir o apoio da Hungria à proposta para sancionar o petróleo russo, devido à dependência do país das importações da Rússia.

Inundação salva aldeia ucraniana da ocupação russa

Daniela Filipe | há 1 mês

A inundação intencional de uma pequena aldeia localizada a norte de Kyiv terá impedido um ataque russo sobre a capital ucraniana. Os residentes, citados pela Reuters, dizem que a medida valeu a pena todo o sacrifício.

Hungria mantém a UE "refém" quanto a embargo de petróleo russo

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro lituano dos Negócios Estrangeiros, Gabrielius Landsbergis, disse esta segunda-feira que os planos da União Europeia (UE) para a imposição de um embargo ao petróleo russo estavam a ser bloqueados por apenas um dos 27 Estados-membros. A Hungria é o país que está a resistir à aplicação de tais medidas, de acordo com a informação avançada por diplomatas do bloco europeu.

UE deve chegar a acordo sobre novas sanções "nos próximos dias"

Daniela Filipe | há 1 mês

Alexander Schallenberg, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Áustria, disse esta segunda-feira que o país espera que a União Europeia (UE) chegue a um acordo acerca do sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia "nos próximos dias", noticia a Reuters.

NATO? Suécia procura ultrapassar oposição turca com envio de diplomatas

Daniela Filipe | há 1 mês

A Suécia enviará diplomatas para a Turquia, numa tentativa de ultrapassar a oposição de Ankara no que toca a adesão do país à NATO. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, num momento em que a nação colocará em debate a entrega do pedido de adesão à aliança transatlântica, esta segunda-feira.

As imagens dos exercícios militares da NATO na Europa

Daniela Filipe | há 1 mês

As tropas dos países membros e parceiros da NATO têm estado, nas últimas semanas, a participar numa série de exercícios militares no norte e leste europeu, com o intuito de melhorar a prontidão e a interoperabilidade das forças da Aliança Atlântica.

Rússia reitera que "não tolerará" Finlândia e Suécia na NATO

Daniela Filipe | há 1 mês

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov, reiterou, esta segunda-feira, que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO será um erro com amplas consequências que Moscovo não tolerará.

"O facto de que a segurança da Suécia e da Finlândia não será reforçada por esta decisão é muito claro para nós", referiu o responsável, considerando que aqueles países "não devem ter ilusões de que simplesmente toleraremos [a sua entrada na NATO]".

"O nível geral de tensão militar aumentará, a previsibilidade nessa esfera diminuirá. É uma pena que o bom senso esteja a ser sacrificado por uma 'medida fantasma' sobre o que deve ser feito nesta situação em desenvolvimento", rematou, citado pela Reuters.

Forças de Kyiv reclamam avanços militares no leste da Ucrânia

Daniela Filipe | há 1 mês

O Exército ucraniano reclama a reconquista de território em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, tendo conseguido que o "inimigo" recuasse até perto da fronteira da Rússia, disse hoje o Ministério da Defesa de Kyiv.

"Insanidade continua". Igreja Ortodoxa Russa continua a benzer armamento

Daniela Filipe | há 1 mês

Lesia Vasylenko, deputada no Parlamento ucraniano, recorreu à rede social Twitter para partilhar uma fotografia de uma cerimónia de bênção, levada a cabo pela Igreja Ortodoxa Russa, de armamento que poderá vir a ser usada no contexto da guerra na Ucrânia.

Ucrânia chega à fronteira russa com Kharkiv

Daniela Filipe | há 1 mês

Após a retirada russa dos arredores de Kharkiv, as tropas ucranianas chegaram à fronteira da Rússia com Kharkiv, segundo informações do governador da região.

Recorde-se que a cidade, maioritariamente russófona e com uma população de 1,4 milhões antes da guerra, era um importante alvo militar para a Rússia no início do conflito, quando Moscovo esperava capturar as maiores cidades ucranianas. No entanto, a Ucrânia "parece ter ganhado a batalha por Kharkiv", disse o Instituto para o Estudo da Guerra, um 'think tank' baseado em Washington.

"As forças ucranianas evitaram que as tropas russas cercassem, quanto mais tomarem Kharkiv, e depois expulsaram-nas dos arredores da cidade, tal como fizeram com as forças russas que tentaram tomar Kyiv", acrescentou a instituição.

Ucrânia prepara-se para nova ofensiva russa no Donbass

Daniela Filipe | há 1 mês

A Ucrânia prepara-se para uma nova ofensiva russa no Donbass, esta segunda-feira, informou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no seu discurso habitual. 

"Os ocupantes ainda não querem admitir que estão num beco sem saída e que a 'operação especial' falhou", considerou o responsável, citado pela AFP.

Soldado ucraniano 'canta' pela vitória dos Kalush Orchestra

Daniela Filipe | há 1 mês

Um soldado ucraniano interpretou o tema 'Stefania', dos Kalush Orchestra, em homenagem à sua vitória na Eurovisão 2022, que decorreu no sábado à noite em Turim, Itália. A canção obteve um total de 631 pontos.

Tropas bielorrussas aumentam presença na fronteira com a Ucrânia

Daniela Filipe | há 1 mês

A Bielorrússia está a destacar tropas na fronteira com a Ucrânia, segundo informações reveladas pelo Ministério da Defesa britânico, esta segunda-feira.

O organismo destaca que o presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, aparenta pretender "um equilíbrio na invasão russa com o desejo de evitar contacto militar direto, face ao risco de sanções do Ocidente, à retaliação da Ucrânia, e a uma eventual insatisfação por parte das forças armadas bielorrussas".

MNE ucraniano participa hoje em Bruxelas em reunião da UE

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participa hoje em Bruxelas na reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia (UE), para debater a invasão militar russa do país, quando os 27 tentam aprovar novas sanções.

Países neutros na NATO é "uma das maiores derrotas " para Putin

Daniela Filipe | há 1 mês

No seu espaço de comentário semanal na TVI, Paulo Portas falou sobre adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, garantindo que esta é  "uma das maiores derrotas estratégicas a longo prazo" para Putin. 

"A invasão da Ucrânia tornou óbvia a pergunta: depois da Ucrânia quem é o próximo?", frisou Paulo Portas, lembrando que estes dois países eram neutrais de forma diferente. Leia o artigo na íntegra aqui.

Zelensky destitui comandante das Forças de Defesa Territorial

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu no domingo o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin, e nomeou para o seu lugar o major-general Ihor Tantsiura.

Para recordar

Daniela Filipe | há 1 mês
  • É oficial. Finlândia vai pedir adesão à NATO. Informação foi dada em conferência de imprensa do presidente finlandês, na manhã de domingo. Rússia e Vladimir Putin já se mostraram incomodados com a eventual entrada do 'vizinho' na aliança atlântica.
  • Portugal poderia fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo. O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que Portugal poderia "fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo", quando a União Europeia (UE) tenta negociar um embargo energético à Rússia, acreditando num acordo nas próximas semanas.
  • João Cravinho admite que guerra se arraste: "Isto pode durar". O ministro dos Negócios Estrangeiros português admitiu que a guerra da Ucrânia se alastre no tempo, embora acreditando numa vitória ucraniana face à "derrota estratégica" da Rússia, causada pelo "gravíssimo erro" do Presidente russo com a invasão.
  • "A guerra na Ucrânia não está a correr como Moscovo planeou". O secretário-geral da aliança transatlântica NATO, Jens Stoltenberg, considerou no domingo que “a guerra na Ucrânia não está a correr como Moscovo planeou” e que a Rússia “falhou” no seu objetivo de “tomar Kyiv”.
  • Rússia recusa negociar libertação de soldados da siderúrgica de Azovstal. A Rússia recusou no domingo negociar a eventual libertação dos combatentes ucranianos do batalhão nacionalista Azov, que estão entrincheirados há várias semanas na siderúrgica de Azovstal, que designou de "criminosos de guerra".

Bom dia!

Daniela Filipe | há 1 mês

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Poderá recordar a cobertura de domingo na ligação abaixo:

AO MINUTO: “Vitória está a começar”; Adesão conjunta à NATO é "melhor"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:34 - 15/05/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório