Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Vencedores da Eurovisão vão leiloar troféu para ajudar exército ucraniano

O anúncio foi feito pelo líder da banda, Oleh Psiuk.

Vencedores da Eurovisão vão leiloar troféu para ajudar exército ucraniano
Notícias ao Minuto

23:20 - 15/05/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Ucrânia/Rússia

A banda ucraniana Kalush Orchestra, que venceu a final da Eurovisão, vai leiloar o troféu que conquistou com a vitória no festival. O valor angariado será para ajudar o exército ucraniano na luta contra as forças russas. 

O anúncio foi feito pelo líder da banda, Oleh Psiuk, durante uma videochamada com jornalistas, este domingo.

“Planeamos leiloar a nossa estatueta e doar todo o dinheiro para um fundo de caridade que ajuda as Forças Armadas e a Ucrânia. Ainda temos de escolher um. Muitas pessoas estão a doar [dinheiro] a partir do estrangeiro e talvez muitas mais gostariam de doar. Na nossa opinião, pode ser algo que as motive. Achamos que vai beneficiar a Ucrânia”, disse o vocalista, de acordo com o site Ukriform.

A banda Kalush Orchestra venceu no sábado o Festival Eurovisão da Canção, que se realizou na cidade italiana de Turim, com uma canção que foi vista como um hino à mãe pátria e uma denúncia da guerra iniciada em 24 de fevereiro com a invasão russa do país.

Após atuar em Turum, Psiuk pediu "ajuda" para o seu país, assim como para a cidade de Mariupol e a fábrica de Azovstal, onde estão entrincheirados cerca de mil soldados ucranianos.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país na Eurovisão e mostrou-se confiante de que no próximo ano o evento será na Ucrânia.

"No ano que vem, a Ucrânia será a sede da Eurovisão. Faremos todo o possível para receber algum dia os participantes e convidados da Eurovisão numa Mariupol ucraniana. Livres, pacíficos e reconstruídos!", disse Zelensky nos seus canais de comunicação.

Leia Também: Finlândia e Suécia mais perto da NATO. Tudo sobre a possível adesão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório