Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

UE pede à Somália que se centre na reconciliação em dia de presidenciais

O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, pediu hoje à Somália para se centrar na reconciliação e na paz, no dia em que os legisladores elegem finalmente um novo Presidente.

UE pede à Somália que se centre na reconciliação em dia de presidenciais
Notícias ao Minuto

12:57 - 15/05/22 por Lusa

Mundo Somália

"Esperamos que as eleições presidenciais na Somália sejam pacíficas", escreveu Borrell, numa mensagem publicada na rede social Twitter, acrescentando que "a nomeação de um novo Presidente finalizará o processo eleitoral, que se atrasou muito".

"Chegou a hora de os dirigentes da Somália se centrarem na reconciliação e na consolidação da paz", concluiu.

O Presidente cessante, Mohammed Abdullahi Mohammed 'Farmaajo', concorre hoje a um segundo mandato, numas eleições tão decisivas como esperadas.

Os 329 legisladores das duas câmaras do Parlamento vão proceder à eleição do próximo chefe de Estado na zona blindada do aeroporto internacional de Mogadíscio, sob estritas medidas de segurança para impedir atentados.

A votação foi adiada várias vezes desde 2021 por disputas políticas, discrepâncias entre clãs e acusações de irregularidades, que atrasaram também as eleições dos 54 membros do Senado e dos 275 deputados da Câmara Baixa.

Este atraso provocou a indignação dos parceiros internacionais da Somália, que exigiram várias vezes ao país que cumprisse os calendários eleitorais, enquanto o Fundo Monetário Internacional ameaçou retirar o seu apoio se as eleições não se realizassem até 17 de maio.

A Somália vive em conflito e caos desde que, em 1991, foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barre, o que deixou o país sem Governo efetivo e nas mãos de senhores da guerra e milícias islamitas.

Além disso, o país vive hoje a pior seca dos últimos 40 anos, pelo que cerca de 7,7 milhões dos 17 mil habitantes do país vivem em insegurança alimentar.

Leia Também: ONU conclui visita ao Quénia para chamar a atenção para seca na região

Recomendados para si

;
Campo obrigatório