Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Por favor, ajudem a Ucrânia". O apelo dos Kalush Orchestra na Eurovisão

Olenh Psink, líder do sexteto, pediu uma intervenção internacional.

"Por favor, ajudem a Ucrânia". O apelo dos Kalush Orchestra na Eurovisão
Notícias ao Minuto

08:24 - 15/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Eurovisão

A Ucrânia sagrou-se a grande vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, e, logo após ter terminado a atuação que, mais tarde, os ia consagrar, os Kalush Orchestra pediram ajuda para o seu país bem como para a cidade de Mariupol e para Azovstal, na sequência da invasão russa.

"Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal", disse o líder do sexteto, Olenh Psink, numa mensagem em que apelava à intervenção internacional para ajudar o grupo de soldados barricados na fábrica, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária.

De recordar que a Ucrânia venceu o certame com o tema 'Stefania', uma mistura hip-hop e música tradicional, que obteve 631 pontos. 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, já reagiu, nas redes sociais, à vitória do seu país na Eurovisão. E ligou-a à invasão russa com a frase: "A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Ucrânia conquista público. As imagens dos festejos no palco da Eurovisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório