Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Países e organizações felicitam novo Presidente dos Emirados hoje eleito 

Diversos chefes de Estado e organizações árabes do Médio Oriente felicitaram hoje o novo Presidente dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan, eleito um dia depois da morte do antecessor, Khalifa bin Zayed.

Países e organizações felicitam novo Presidente dos Emirados hoje eleito 
Notícias ao Minuto

18:08 - 14/05/22 por Lusa

Mundo Emirados Árabes Unidos

Em comunicado, o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo, Nayef Falah Mubaraj Hajraf, saudou Bin Zayed e previu o "início de uma nova era e um palco histórico" para o líder de um país "que inspira o respeito e admiração no mundo".

Desejou ainda que "a segurança, prosperidade e estabilidade" dos emirados sejam perpetuados durante o mandato de Bin Zayed, o terceiro Presidente do país desde a sua fundação em 1971.

A Organização de Cooperação Islâmica (OIC), que agrupa 57 países de maioria muçulmana, salientou que o novo chefe de Estado, de 61 anos, é "o melhor sucessor do melhor antecessor", expressando a confiança de que Bin Zayed continuará o legado do seu meio-irmão Khalifa.

Por seu lado, o presidente do parlamento árabe, Adel Al Asumi, desejou "sucesso" a Bin Zayed "nesta importante fase da história dos Emirados Árabes Unidos, para continuar o processo de construção, desenvolvimento e prosperidade que lançaram as suas fundações e construíram a sua sólida estrutura".

O Sultão de Omã, Haitham bin Tareq al Said, também enviou uma mensagem de saudação a Mohamed bin Zayed, assim como o Emir do Kuwait e o Rei do Bahrein.

Considerando ser um "amigo de longa data", o Presidente dos Estados Unidos também felicitou Mohammed bin Zayed pela sua eleição, segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca.

"Os Emirados são um parceiro essencial dos Estados Unidos", salientou Joe Biden, que se manifestou ansioso por "fortalecer os laços entre os dois países" e homenagear a memória do anterior chefe de Estado.

Segundo informou hoje o Kremlin, o Presidente russo, Vladimir Putin, manifestou o desejo de que o mandato do novo chefe de Estado dos EAU contribua para "o desenvolvimento das relações amigáveis" entre os dois países e para uma "cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas".

O Conselho Supremo Federal dos EAU elegeu hoje o governante de Abu Dhabi como novo Presidente, numa altura em que o país está de luto pela morte do seu meio-irmão na sexta-feira. 

Composto pelos governantes dos sete emirados que compõem os EAU, o Conselho Supremo votou a favor de Bin Zayed por unanimidade, num ato que decorreu com grande discrição e à porta fechada.

Bin Zayed já era, na prática, o líder dos EAU desde que o seu meio-irmão sofreu um AVC em 2014 que o afastou da vida pública e do processo de decisão, e é considerado um dos impulsionadores dos recentes desenvolvimentos políticos e económicas do país na última década.

Até ao momento não se sabe quando será realizada a cerimónia de investidura, uma vez que o país está de luto pela morte do anterior Presidente, que foi sepultado em Abu Dhabi, também à porta fechada, num ato em que apenas participaram as principais autoridades.

Leia Também: Mohammed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório