Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Turquia não fechou "porta" à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO

Principal conselheiro para política internacional do presidente turco esclarece posição do país.

Turquia não fechou "porta" à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO
Notícias ao Minuto

16:44 - 14/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A Turquia esclareceu, este sábado, que não fechou a porta à entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, mas entende que devem ocorrer "negociações" devido a questões de segurança nacional, nomeadamente sobre o que vê como "atividades terroristas" nestes países.

"Não estamos a fechar a porta. Mas estamos basicamente a levantar esta questão como uma questão de segurança nacional para a Turquia", disse Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente turco, Tayyip Erdogan, numa entrevista à Reuters.

Recorde-se que, esta sexta-feira, o presidente turco declarou que não aprovava a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, referindo que "os países nórdicos são um lugar de muitas organizações terroristas".

Kalin disse que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) – que vem sendo designada como uma organização terrorista não só pela Turquia, como pela União Europeia e Estados Unidos – tem estado a recrutar na Europa e a sua presença é "forte, aberta e reconhecida", em particular, na Suécia.

"O que precisa de ser feito é claro: eles precisam de parar de permitir que estabelecimentos, atividades, organizações, indivíduos e outros tipos de presença do PKK... existam nesses países", disse Kalin.

"A adesão à NATO é sempre um processo. Vamos ver como as coisas correm. Mas este é o primeiro ponto que queremos chamar à atenção de todos os aliados, bem como das autoridades suecas", acrescentou. "É claro que queremos ter uma discussão, uma negociação com os colegas suecos", completou. 

Leia Também: Partido da primeira-ministra finlandesa diz sim à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório