Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º

Robert McFarlane. Ex-conselheiro de Segurança dos EUA morre aos 84 anos

O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Robert McFarlane, um dos principais assessores do ex-Presidente norte-americano Ronald Reagan que se declarou culpado por um acordo ilegal de armas para assegurar a libertação de reféns, morreu aos 84 anos.

Robert McFarlane. Ex-conselheiro de Segurança dos EUA morre aos 84 anos
Notícias ao Minuto

10:57 - 14/05/22 por Lusa

Mundo Robert McFarlane

Residente em Washington, Robert McFarlane morreu na quinta-feira por complicações de um problema pulmonar num hospital no estado norte-americano do Michigan, segundo os jornais The Washington Post e The New York Times.

Robert McFarlane, um ex-tenente-coronel da Marinha e veterano de guerra (Guerra do Vietname), renunciou ao cargo na Casa Branca em dezembro de 1985.

O antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano foi pressionado pelo Governo para fazer parte de um plano -- e ilegal -- de vender armas ao Irão em troca da liberdade de reféns ocidentais no Médio Oriente e repassar os lucros para os contra-terroristas na Nicarágua pela sua luta contra o Governo marxista sandinista.

Robert McFarlane desempenhou um papel importante no caso, levando a delegação a Teerão para entrar em contacto com os chamados iranianos moderados, que se acreditava, na altura, terem influência sobre sequestradores de reféns norte-americanos. Consigo levou um bolo e uma Bíblia assinada por Ronald Reagan.

O esquema começou a ganhar forma depois de um avião que transportava um carregamento de armas, organizado pela CIA, ter sido abatido em outubro de 1986 pelos sandinistas da Nicarágua, desencadeando o que acabou por ser um dos maiores escândalos da política da história moderna, o Caso Irão-Contras.

Formado pela Academia Naval dos Estados Unidos, o ex-conselheiro era filho do antigo congressista democrata do Texas William Doddridge McFarlane, entre 1932 e 1938.

Leia Também: EUA vão retirar 10.500 militares destacados na Europa nos próximos meses

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório