Governo angolano lança primeira pedra da refinaria do Soyo

A primeira pedra para a construção da refinaria do Soyo, Angola, que terá capacidade de processar 100 mil barris de petróleo por dia, foi lançada hoje e tem data prevista de conclusão para 2025, anunciou a Sonangol.

Angolana Sonangol assume oficialmente novas posições em blocos que comprou à Cobalt

© Lusa

Lusa
13/05/2022 20:11 ‧ 13/05/2022 por Lusa

Mundo

Angola

A refinaria, que se estende numa área de 712 hectares, será construída na localidade de Matanga, no sudoeste do Soyo, província do Zaire, pelo consórcio Quanten Angola, empresa norte-americana que venceu o concurso público para o seu financiamento e construção, em março de 2021.

Segundo um comunicado da Sonangol, o projeto da refinaria do Soyo enquadra-se na estratégia do executivo, definida no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, que prevê a construção de novas refinarias no país, com vista ao aumento da capacidade interna de refinação e da disponibilidade de derivados de petróleo.

O lançamento foi testemunhado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, pelo Governador da Província do Zaire, Pedro Makita, pelo embaixador dos Estados Unidos da América em Luanda, Tolinambo Muxinge, pelo presidente da construtora Quanten, Segun Thomas, entre outras entidades presentes.

Leia Também: Angola e França assinam acordo com foco na mobilidade em Luanda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas