Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades espanholas travam entrada de 4 toneladas de haxixe no país

Foram detidos quatro narcotraficantes, um dos quais tentou fugir abalroando as viaturas da polícia.

Autoridades espanholas travam entrada de 4 toneladas de haxixe no país
Notícias ao Minuto

16:28 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil e a Agência Fiscal de Espanha conseguiram travar, no período de 24 horas, a entrada de quase quatro toneladas de haxixe no país, em duas situações diferentes. 

A operação aconteceu no início deste mês, dia 1 de maio, quando funcionários da Vigilância Aduaneira da Agência Tributária e agentes da OCON Sur (Órgão de Coordenação contra o Narcotráfico) detectaram um barco pneumático semi-rígido que transferia fardos para outros dois barcos junto a Canela, em Ayamonte (Huelva). 

Posteriormente, os barcos dirigiam-se para a área onde pretendiam largar a carga, seguidos pelas autoridades.

Os barcos foram então apreendidos e os três tripulantes dos barcos foram presos. Nesta operação inicial foram apreendidos 63 maços de serapilheira que continham haxixe no interior.

Horas depois, foi identificado outro insuflável semi-rígido, desta vez com destino a Huelva, onde foi instalado um dispositivo de controlo. Foi detectada a descarga da embarcação na praia do Espigón e o posterior carregamento da droga numa carrinha e um reboque. 

Nesta segunda situação, a carrinha carregada abalroou as viaturas da polícia e tentou a fuga pelas ruas da cidade. Polícia Local e agentes do Corpo Nacional de Polícia iniciaram uma perseguição que findou com a interceção do veículo e a detenção do narcotraficante. 

A carrinha carregada com maços de haxixe, que possuía um atrelado também carregado, e um veículo todo-o-terreno foram apreendidos. Um total de 61 fardos de haxixe foi 'caçado' nesta segunda operação. 

No total, foram quatro pessoas e dois barcos foram intercetados. Além disso, um veículo todo-o-terreno, um atrelado e uma carrinha com que o narcotraficante tentou fugir abalroando as viaturas policiais foram apreendidos.

Os factos foram comunicados aos Tribunais de Primeira Instância e Instrução de Ayamonte. Os suspeitos ficaram detidos.

Leia Também: Europa mais ativa na produção e comércio internacional de droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório