Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Scholz disse a Putin que guerra deve acabar o "mais depressa possível"

O chanceler alemão revelou que disse ao líder russo que a "afirmação de que nazis" governam na Ucrânia é "falsa".

Scholz disse a Putin que guerra deve acabar o "mais depressa possível"
Notícias ao Minuto

12:45 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, revelou que conversou esta sexta-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem transmitiu que “deve haver um cessar-fogo na Ucrânia o mais depressa possível”.

“Três coisas do longo telefonema de hoje com Putin: Deve haver um cessar-fogo na Ucrânia o mais depressa possível. A afirmação de que os nazis governam ali é falsa. E salientei a responsabilidade da Rússia pela situação alimentar global”, escreveu na rede social Twitter.

Sublinhe-se que os países do G7 -Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Japão e Alemanha - reuniram-se ontem e hoje para discutir a segurança alimentar mundial, na sequência da invasão russa da Ucrânia, e para ajudar Kyiv a exportar os seus produtos.

Na sua intervenção, o ministro da Agricultura alemão abordou o alegado roubo de cereais ucranianos por tropas russas e descreveu o ato como “repugnante”. "A Rússia está a roubar e confiscar bens e cereais do leste da Ucrânia", afirmou Cem Özdemir, sublinhando que "esta é uma maneira particularmente repugnante de travar uma guerra".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de 3.500 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais cerca de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Mundo precisa de se preparar para uma guerra que irá durar, alerta França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório