Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

UE promete mais 500 milhões de ajuda à Ucrânia, segundo Josep Borrell

Um acordo pode ainda ser alcançado, nos próximos dias, para um embargo ao petróleo russo

UE promete mais 500 milhões de ajuda à Ucrânia, segundo Josep Borrell

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, prometeu mais 500 milhões de euros em apoio militar à Ucrânia, enquanto falava aos jornalistas durante a reunião do G7 dos ministros de Negócios Estrangeiros que está a acontecer esta quinta-feira, na Alemanha.

O responsável esta igualmente  confiante de que um acordo pode ser alcançado, nos próximos dias, para um embargo ao petróleo russo a nível europeu.

Acrescentou, ainda, que este apoio militar seria para armas pesadas, como tanques e artilharia e vai elevar a ajuda do bloco ocidental para cerca de 2 mil milhões de euros.

"Um novo impulso para o apoio militar. [Será] mais pressão sobre a Rússia com sanções económicas e continuidade do isolamento internacional da Rússia e combate à desinformação", salientou.

Sobre o possível embargo do petróleo, disse que tem "a certeza de que teremos um acordo. Precisamos dele e teremos. Temos que nos livrar da dependência do petróleo da Rússia".

"Se não houver acordo em nível de embaixadores, na segunda-feira os ministros, quando se reunirem, terão que fornecer o impulso político", adiantou ainda.

Leia Também: Tropas russas tentam novo assalto à fábrica Azovstal em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório