Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Vídeo mostra soldados russos a abaterem civis ucranianos pelas costas

As vítimas - que estavam desarmadas - são um proprietário de um concessionário de automóveis saqueado pelas tropas russas e um guarda de segurança que ali trabalhava. 

Vídeo mostra soldados russos a abaterem civis ucranianos pelas costas
Notícias ao Minuto

08:37 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A estação de televisão norte-americana CNN divulgou imagens de dois soldados russos a abaterem dois civis ucranianos pelas costas. As imagens, captadas por uma câmara de videovigilância a 16 de março e agora divulgadas, estão a ser investigadas pela Procuradoria-Geral da Ucrânia como prova de um possível crime de guerra.

Segundo a CNN, as vítimas - que estavam desarmadas - são um proprietário de um concessionário de automóveis saqueado pelas tropas russas e um guarda de segurança que ali trabalhava. 

A estação de televisão revela que os dois homens estavam no interior do concessionário, localizado na estrada principal que leva a Kyiv, quando os soldados russos os abordam e revistam. Depois, perguntam-lhe se têm cigarros e deixam-nos sair.

Um vídeo mostra os civis ucranianos a afastarem-se do local e a serem seguidos por dois soldados, que os alvejam pelas costas. A CNN conta que um dos homens ainda conseguiu levantar-se e voltar ao concessionário, após os russos saírem, e chamou ajuda através de um telemóvel. Contudo, quando os militares ucranianos chegaram já não conseguiram fazer nada para salvar a vida dos dois civis.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais cerca de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: AO MINUTO: EUA apoiam Finlândia e Suécia; Bandeiras da Ucrânia em Kherson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório