Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Existem "alegações credíveis" de violência sexual infantil na Ucrânia

De acordo com a diplomata britânica Barbara Woodward "há evidências de que a Rússia está a cometer quatro das seis violações graves do Conselho de Segurança".

Existem "alegações credíveis" de violência sexual infantil na Ucrânia

Existem "alegações críveis" de violência sexual contra crianças por tropas russas e outras transgressões das regras do Conselho de Segurança da ONU sobre jovens em tempos de guerra, segundo a diplomata britânica Barbara Woodward, que falou esta quinta-feira neste organismo da ONU.

De acordo com a diplomata, "há evidências de que a Rússia está a cometer quatro das seis violações graves do Conselho de Segurança contra crianças em tempo de guerra".

As violações listadas pela diplomata fazem parte de uma resolução do conselho de 1999 e incluem atingir crianças no contexto de conflito, bem como, recrutar menores como soldados.

Segundo a Woodward, "o relatório do ACNUDH (Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos) sugere que pelo menos 238 crianças foram mortas e 347 feridas", além disso "escolas e creches foram alvo de ataques em toda a Ucrânia".

Acrescenta também que "existem alegações credíveis de violência sexual contra crianças por parte das forças russas", um perigo que se junta ao facto do "deslocamento em massa" ter deixado "as crianças expostas ao tráfico humano e à exploração sexual".

Informa, também, que existem "relatos de deportações forçadas" sendo que "mais de 700 mil pessoas, incluindo muitas mães e crianças estão a ser levadas para a Rússia".

"Existe neste momento um risco muito real de uma geração perdida e a continuação de um ciclo de violência, causado pela invasão russa e pela devastação criada", avisa ainda a diplomata.

Leia Também: Estados Unidos apoiam possível candidatura de Finlândia e Suécia à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório