Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Jornal russo Novaia Gazeta recebe Grande Prémio de Jornalismo em França

O jornal de oposição russo Novaia Gazeta recebeu hoje o "Grande Prémio de Jornalismo Michèle Léridon", durante as conferências do jornalismo em França.

Jornal russo Novaia Gazeta recebe Grande Prémio de Jornalismo em França
Notícias ao Minuto

23:34 - 12/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

No final de março, o jornal, dirigido pelo Prémio Nobel da Paz em 2021, Dmitri Mouratov, tinha suspendido as suas publicações em linha e em papel na Federação Russa, até ao fim da invasão russa da Ucrânia, em plena repressão do Kremlin contras as vozes dissonantes.

Depois, a parte da redação que tomou o caminho do exílio procura manter viva a Novaia Gazeta, através do media Novaia Gazeta Europa.

Entregar este prémio "é um ato de solidariedade e uma maneira de mostrar a nossa admiração em relação ao trabalho que estes jornalistas cumprem desde há mais de 20 anos", declarou o grande repórter e presidente do júri 2022, Manon Loizeau, à AFP.

Este Grande Prémio, que é entregue todos os anos, foi rebatizado no ano passado, em memória da antiga diretora de informação da AFP, desaparecida brutalmente em maio de 2021, contando com o apoio da agência noticiosa francesa e a Arcom.

Entre os prémios atribuídos está também o da melhor obra de pesquisa, que foi entregue ao francês Maxime Audinet, autor de 'Russia Today (RT). Un média d'influence au service de l'Etat russe'.

Leia Também: Do Ocidente à Rússia, as reações sobre a adesão da Finlândia à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório