Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Navio russo com cereais roubados da Ucrânia atraca na Síria

Kyiv acusa a Rússia de roubar mais de 500 mil toneladas de cereal do seu território.

Navio russo com cereais roubados da Ucrânia atraca na Síria
Notícias ao Minuto

18:55 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Um navio russo com cereais roubados da Ucrânia terá sido avistado na Síria, no porto de Latakia, o principal porto do país. Segundo a Sky News, o navio, com o nome Matros Pozynich, carrega quase 30 mil toneladas de cereais ucranianos.

Esta semana, as autoridades ucranianas acusaram a Rússia de roubar mais de 500 mil toneladas de cereais do país, e a União Europeia já apelou às empresas no país para libertarem as exportações de cereais para garantir a manutenção das reservas mundiais.

A Sky News acrescenta que o navio tentou atracar em dois portos diferentes, mas foi-lhe recusada entrada até chegar à Síria, onde o regime do ditador Bashar al-Assad continua a colocar-se do lado da Rússia no plano diplomático internacional.

Já a CNN Internacional apontou que o navio partiu da Crimeia e tentou atracar em Alexandria (Egito) e Beirute (Líbano).

A Ucrânia é o sexto maior exportador de cereais e trigo do mundo, e a guerra no país tem afetado o preço do pão a nível mundial, e especialmente na União Europeia, um dos seus maiores importadores.

Segundo o site da Comissão Europeia, a Ucrânia exporta 10% do trigo mundial, 13% da cevada e 15% do milho, além de ser o maior exportador de óleo de girassol, sendo responsável por mais de 50% do comércio do planeta. No que diz respeito à União Europeia, o cereal consumido proveniente da Ucrânia atinge os 60%.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos aponta que a guerra na Ucrânia causou mais de 3400 mortes entre a população civil, mas adverte que o número real de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar as baixas em cidades cercadas pelas tropas russas, nomeadamente em Mariupol.

Leia Também: Kyiv acusa Rússia de roubar 500 mil toneladas de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório