Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

G7 condena imposição do uso de burca às mulheres no Afeganistão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 expressaram hoje a sua "rejeição determinada" da limitação dos direitos das mulheres e raparigas no Afeganistão, numa referência ao uso obrigatório da burca decretada pelos talibãs.

G7 condena imposição do uso de burca às mulheres no Afeganistão
Notícias ao Minuto

18:35 - 12/05/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

Representantes do grupo das nações industrializadas, que inclui os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Japão e Alemanha, reunidos em Weissenhaus (norte), condenaram a introdução de medidas "cada vez mais restritivas" que limitam a capacidade de participação social de metade da população.

Em comunicado, disseram estar "ao lado do povo afegão na sua exigência de igualdade de direitos, em conformidade com as garantias dos talibãs e com as obrigações do Afeganistão nos termos do direito internacional".

O governo talibã, exortaram os ministros do G7, deve também facilitar uma participação igual e eficaz nos domínios do trabalho, da educação e da vida pública e garantir a liberdade de consciência e de movimento.

No passado sábado, 7 de maio, os talibãs decretaram o uso obrigatório da burca em locais públicos para todas as mulheres e raparigas no Afeganistão, bem como punições para os guardiões masculinos das mulheres que não cumprem a norma.

A burca é uma peça de vestuário do código de vestimenta islâmico, uma veste feminina que cobre todo o corpo, incluindo o rosto e a cabeça, deixando apenas uma fenda ou uma rede na altura dos olhos para permitir a visão.

Leia Também: MNE da Ucrânia vai estar na reunião do G7 desta semana na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório