Procurar

Parlamento grego vota reforço da cooperação na área da Defesa com EUA

O Parlamento grego prepara-se para votar na noite de hoje um "protocolo de emenda" ao acordo de cooperação na área da Defesa entre Grécia e Estados Unidos, a quatro dias da visita oficial do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis a Washington.

Parlamento grego vota reforço da cooperação na área da Defesa com EUA

© Reuters

Lusa
12/05/2022 16:07 ‧ há 3 anos por Lusa

Mundo

Defesa

"Este acordo serve os nossos interesses nacionais" e "revaloriza a posição da Grécia na região (...) não apenas em matéria de Defesa e diplomacia, mas também em matéria de energia", sublinhou hoje Mitsotakis durante um debate parlamentar.

O primeiro-ministro conservador sublinhou a "importância" do reforço da cooperação greco-norte-americana na conjuntura da guerra na Ucrânia e dos problemas energéticos na Europa.

Assinado em outubro passado em Washington entre o chefe da diplomacia norte-americana Antony Blinken e o seu homólogo grego Nikos Dendias, este protocolo destina-se a rever e prolongar por cinco anos o acordo assinado inicialmente em 1990 sobre a presença norte-americana em bases militares gregas, indica o relatório parlamentar.

Mitsotakis indicou que o acordo contribuirá ainda para a "revalorização do porto de Alexandroupolis, situado perto da fronteira greco-turca no nordeste da Grécia, não apenas em matéria militar, mas também em matéria energética".

O porto de Alexandroupolis deverá fornecer "preciosos serviços à NATO mas também aos Balcãs", contribuindo para o fornecimento de gás à região", acrescentou.

O acordo deve ser aprovado pela maioria governamental de direita e os deputados do partido de centro-esquerda Kinal, enquanto o principal partido da oposição de esquerda Syriza e o partido comunista KKE indicaram que vão votar contra.

Aliados tradicionais desde há décadas na NATO, Atenas e Washington reforçaram nos últimos anos a sua cooperação num contexto de tensão no Mediterrâneo oriental.

Mitsotakis, convidado pelo Presidente dos EUA para visitar Washington na segunda-feira, deverá abordar com Joe Biden "as relações bilaterais" no contexto da atual situação geopolítica, indiciou recentemente Yannis Economu, o porta-voz do Governo.

O Executivo de Atenas pretende o apoio norte-americano ao projeto grego de transformação da Grécia em centro de transferência e distribuição de gás natural liquefeito (GNL) em direção à Europa.

Leia Também: Ucranianos estão a receber treino da Alemanha para uso de armas avançadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10