Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente ruandês volta a acusar França de genocídio

O presidente do Ruanda Paul Kagame voltou hoje a acusar França de ter "participado" no genocídio de 1994, numa entrevista ao semanário Jeune Afrique que assinala os 20 anos do massacre.

Presidente ruandês volta a acusar França de genocídio
Notícias ao Minuto

15:57 - 05/04/14 por Lusa

Mundo Países

Na entrevista, Kagame denunciou o "papel direto da Bélgica e de França na preparação política do genocídio" e acusou os soldados franceses, que participaram numa missão humanitária no sul da antiga colónia belga, de serem cúmplices e "atores" na chacina.

A entrevista vai ser divulgada no domingo, para recordar as atrocidades que, há 20 anos, reclamaram, pelo menos, 800 mil vidas, sobretudo de ruandeses pertencentes à minoria Tutsi.

Paris tem negado repetidamente as acusações, insistindo que as tropas francesas tentaram proteger os civis.

Os rebeldes da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), um movimento liderado por Kagame, derrubaram o governo Hutu e continuam a controlar o atual governo, mas muitos dos que foram acusados de crimes de guerra fugiram, alegadamente com a cobertura da missão militar francesa.

Em 2008, um relatório da comissão de inquérito ruandesa MUCYO concluiu que França tinha treinado as milícias que perpetraram os massacres e que as tropas francesas tinham participado na matança, acusando 13 políticos e 20 oficiais.

As declarações de Kagame surgem numa altura em que as relações entre Kigali e Paris - que estiveram completamente congeladas entre 2006 e 2009 - melhoraram, sobretudo desde que França, numa decisão histórica, condenou no mês passado o antigo capitão do exército ruandês Pascal Simbikangwa a 25 anos de prisão pela sua participação nos massacres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório