Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Unionistas continuam a bloquear governo na Irlanda do Norte

O Partido Democrata Unionista (DUP), a segunda força da Irlanda do Norte, vai esperar para ver o que o Governo britânico vai fazer sobre as regras pós-Brexit antes de decidir se vai integrar o executivo regional. 

Brexit: Unionistas continuam a bloquear governo na Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

13:55 - 12/05/22 por Lusa

Mundo Brexit

"Não o faremos até saber o que o Governo vai fazer, quando será feito e que impacto terá", disse o deputado do DUP Sammy Wilson à rádio BBC Ulster.

Um dos pilares dos acordos de paz de 1998, que pôs fim a um conflito violento e sangrento que durou décadas, é que o poder na Irlanda do Norte tem de ser partilhado entre os principais partidos - unionista, leais à coroa britânica, e republicano. 

O partido republicano Sinn Féin ganhou pela primeira vez as eleições regionais, tendo direito a nomear o primeiro-ministro, enquanto o DUP fica com a posição de vice primeiro-ministro.

Além de bloquear a formação de um governo autónomo da Irlanda do Norte, o DUP também deixou em aberto se vai ou não votar na eleição de um novo presidente na Assembleia, o que também pode inviabilizar o funcionamento daquela instituição. 

Sem um presidente da Assembleia e um Governo, o Parlamento de Stormont pode continuar a funcionar interinamente com os ministros do executivo anterior para responder às necessidades da região por um período máximo de seis meses. 

Após esse período, o Governo britânico poderá convocar novas eleições ou propor outras soluções para resolver a crise constitucional, incluindo administrar diretamente a região.

O DUP quer ver revogado o Protocolo da Irlanda do Norte, parte do Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), o qual considera prejudicar as relações económicas e comerciais com o resto do Reino Unido. 

A ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, disse hoje que o Protocolo ameaça a paz e estabilidade na região porque "tornou-se o maior obstáculo para a formação de um executivo".

Se Bruxelas não ceder, Londres "não tem escolha senão atuar", reiterou, uma referência à possibilidade de revogar o acordo. 

A Comissão Europeia criticou o Reino Unido por "enveredar pelo caminho da ação unilateral" , exortando o executivo britânico a um "trabalho construtivo" com Bruxelas.

Leia Também: UE critica Reino Unido por "caminho unilateral" sobre Irlanda do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório