Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Azovstal: "Única opção é a de uma evacuação com garantias internacionais"

Subcomandante do Batalhão Azov faz apelo urgente.

Azovstal: "Única opção é a de uma evacuação com garantias internacionais"
Notícias ao Minuto

13:01 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O subcomandante do Batalhão Azov, Sviatoslav Palamar, concedeu uma entrevista ao ABC espanhol dando conta do deteriorar da situação na Azovstal e em que apela à intervenção urgente o governo ucraniano.

O militar começa por dizer que, na sua opinião, "as autoridades ucranianas deveriam ter começado a lutar em todas as frentes após a ocupação da Crimeia", não permitindo, assim, que Mariupol tivesse chegado a esta situação.

"As forças do inimigo são extremamente superiores e nós somos os únicos que lhes resistimos", reforça, pedindo ao governo "que faça todos os esforços" para retirar os últimos resistentes do local.

Questionado sobre a possibilidade de se renderem, o subcomandante afirma manter a esperança de que "a única opção é a de uma evacuação sujeita a garantias [de segurança] internacionais".

O homem relembra que todos os que permanecem na fábrica de Azovstal são "verdadeiros heróis" e acredita que o sacrifício em nome da Ucrânia "não foi em vão".

"Enfrentámos muitos militares que tinham muitas munições, muitos cartuchos, bombas e outras armas e se não as tivéssemos destruído, elas teriam sido usadas contra a nossa defesa e agora a diferença (entre as duas forças) seria muito maior. O nosso sacrifício não só não é em vão como trouxe benefícios extraordinários para a Ucrânia, para todo o mundo. Parámos o inimigo e isso deu ao nosso país tempo para receber armas", reporta num entrevista conseguida via texto e áudio pelo Whatsapp.

A Rússia e a Ucrânia estão em conflito desde 24 de fevereiro sendo Mariupol a cidade mais devastada pela guerra. Na fábrica de Azovstal permanece o último reduto da resistência ucraniana.

Leia Também: AO MINUTO: Finlândia na NATO? "Ameaça"; Gazprom reduz fornecimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório