Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

ONU fala em "execuções sumárias" e "em grande escala" na Ucrânia

Michelle Bachelet adianta que o seu gabinete já conseguiu verificar 300 desses assassinatos.

ONU fala em "execuções sumárias" e "em grande escala" na Ucrânia
Notícias ao Minuto

12:41 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos disse hoje que foram cometidas execuções sumárias em grande escala na Ucrânia.

Michelle Bachelet adianta que o seu gabinete já conseguiu verificar 300 desses assassinatos.

"Essas mortes de civis parecem ter sido, muitas das vezes, intencionais, perpetradas por soldados e atiradores. Algumas pessoas foram mortas enquanto atravessavam uma rua", disse Bachelet no início de uma na sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU dedicada à Ucrânia.

"A escalada de crimes, incluindo indícios de execuções sumárias em áreas a norte de Kiev, é chocante", acrescentou.

Bachelet admitiu ainda que milhares de civis terão morrido em Mariupol, onde os habitantes terão sofrido "horrores inimagináveis".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Finlândia na NATO? "Ameaça"; Gazprom reduz fornecimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório