Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Terá sido encontrado o 'Caminho para a Atlântida' no fundo do Pacífico?

Investigadores associam também a sua descoberta ao famoso caminho (imaginário) de tijolos que Dorothy e os seus companheiros percorreram para chegar ao feiticeiro de Oz.

Terá sido encontrado o 'Caminho para a Atlântida' no fundo do Pacífico?
Notícias ao Minuto

12:17 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Oceano Pacífico

Uma expedição subaquática, no fundo das águas a norte das ilhas do Hawai, permitiram descobrir aquilo que parece ser um caminho feito de calçada amarela.

A descoberta foi feita no fundo do Pacífico pelo navio de exploração Nautilus, que está atualmente a vigiar a a zona do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PMNM).

O PMNM é é a maior área marinha protegida do mundo, maior que todos os parques naturais dos EUA juntos, escreve o El Mundo. Só 3% deste espaço, no fundo do mar, contudo, foi explorado até hoje.

Os investigadores do Ocean Exploration Trust está a proceder à exploração do espaço, que se encontra a 3 mil metros de profundidade, numa saga que pode ser acompanhada no YouTube, onde são partilhados diariamente vídeos da aventura.

Este grupo foi recentemente surpreendido pela descoberta do que parece tratar-se de uma rua em tijolos. "É o caminho para a Atlântida", afirma um dos investigadores, referindo-se à mítica cidade perdida que Platão mencionava nas suas obras.

Segundo explicam os investigadores, o fenómeno pode ser o resultado de um antigo leito de um lago seco coberto de rocha vulcânica. As sucessivas mudanças de temperatura, ao longo dos anos, teriam feito estas fissuras que fazem com que a zona se pareça com uma "estrada de calçada amarela".

Já nas suas partilhas nas redes sociais, os especialistas comparam a descoberta à famosa estrada percorrida por Dorothy no filme 'Feiticeiro do Oz'.

Leia Também: Reino Unido e Indonésia estreitam relações comerciais e de segurança

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório