Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Putin é pior do que Hitler ou Estaline?" A resposta de Boris Johnson

A questão surge um dia após o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, ter afirmado que a “ideologia monstruosa” do líder russo fazia com que fosse “mais perigoso” do que Hitler e Estaline. 

"Putin é pior do que Hitler ou Estaline?" A resposta de Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi esta quinta-feira questionado sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, é “pior” do que os ditadores alemão, Adolf Hitler, e russo, Josef Estaline. "Tem de ser parado", respondeu.

A questão, por parte de um apresentador de um apresentador da estação britânica LBC, surge um dia após o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, ter afirmado que a “ideologia monstruosa” do líder russo fazia com que fosse “mais perigoso” do que Hitler e Estaline. 

“Putin não é nem Hitler nem Estaline. Infelizmente, ele é mais perigoso. Não só tem armas mais mortíferas à sua disposição, como também tem os novos meios de comunicação na ponta dos dedos para espalhar a sua propaganda”, escreveu o governante polaco num artigo de opinião publicado no The Telegraph.

Confrontando com as acusações de Morawiecki e sobre qual a sua opinião, Boris Johnson respondeu que “deixando de parte as polémicas históricas, só temos de ver o que ele [Putin] está a fazer na Ucrânia”. 

“Este é um ato de agressão absolutamente bárbara contra um país que não fez absolutamente nada para o ofender, que não fez nada de mal. Pessoas que estavam simplesmente a tentar viver as suas vidas em paz”, considerou.

Boris sublinhou ainda que Putin “continua a atacar, a bombardear e a lançar artilharia pesada” contra civis inocentes e “tem de ser parado”. "O que o Reino Unido está a tentar fazer é dar à Ucrânia toda a assistência militar possível para se proteger e é isso que vamos continuar a fazer", acrescentou.

Putin lançou uma “operação especial militar” na Ucrânia a 24 de fevereiro. Ao 78.º dia da invasão russa, pelo menos cerca de 3.500 civis morreram, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a possibilidade de o número ser muito mais elevado.

Leia Também: AO MINUTO: Finlândia favorável à adesão à NATO; EUA e Moscovo em "guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório