Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia proíbe terapias de reorientação sexual para menores

O projeto de lei também proíbe a publicidade a terapias de reorientação sexual.

Grécia proíbe terapias de reorientação sexual para menores
Notícias ao Minuto

09:15 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTQIA+

A Grécia anunciou, na quarta-feira, que irá proibir as terapias de reorientação sexual para menores da comunidade LGBTQIA+. Sublinhe-se que esta prática assenta na ideia de que a homossexualidade e a identificação de género são uma doença e têm cura. 

O projeto de lei, aprovado pelo parlamento grego, dita que os psicólogos ou outros profissionais de saúde precisam do consentimento explícito da pessoa para realizar tal tratamento e podem enfrentar multas e até penas de prisão se violarem a lei. 

“Houve alguns tratamentos falsos que afirmaram que quando um menor ‘escolheu’ uma orientação sexual diferente, os seus pais podiam supostamente proceder a ‘tratamentos’ para que esta criança ‘voltasse à normalidade’”, afirmou o ministro da Saúde grego, Thanos Plevris, no parlamento grego. “Obviamente, estes tratamentos não só não são uma terapia como não são suportados cientificamente”, acrescentou.

O projeto de lei, que também proíbe a publicidade a terapias de reorientação sexual, surge após o Canadá, a Nova Zelândia e a França criminalizarem tais práticas no início do ano.

Leia Também: Pelo menos 5 pessoas LGBTI+ vítimas de homicídio por semana no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório