Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha anuncia reabertura das fronteiras terrestres de Ceuta e Melilla

A propósito desta reabertura de fronteiras, José Manuel Albares disse que Espanha pretende que a mesma seja "ordenada, gradual".

Espanha anuncia reabertura das fronteiras terrestres de Ceuta e Melilla
Notícias ao Minuto

20:41 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, anunciou, esta quarta-feira, durante uma visita de Estado à cidade de Marraquexe, que chegou a um acordo com o seu homólogo marroquino, Naser Burita, para a reabertura das fronteiras terrestres com Ceuta e Melilla. Algo que, segundo adianta o El País, deverá acontecer "nos próximos dias".

Albares não quis especificar se tal aconteceria ainda esta semana ou só na próxima, tendo acrescentado que o Ministério do Interior será responsável por tal anúncio.

A propósito desta reabertura de fronteiras, José Manuel Albares disse que Espanha pretende que a mesma seja "ordenada, gradual". "Queremos que o comércio atípico desapareça, e que estejamos à altura dos melhores padrões internacionais em termos de mercadorias", acrescentou ainda.

O ministro espanhol deslocou-se a Marraquexe para participar numa reunião da Coligação Global contra o Daesh/ISIS, um grupo formado por mais de 80 países com o objetivo de derrotar o Estado islâmico (ISIS). A mesma decorreu esta quarta-feira.

Albares recusou-se a discutir as condições em que as fronteiras serão aberta, mas deixou claro que isso será feito de "comum acordo" com Marrocos e sem espaço para "comércio atípico" - conhecido em território marroquino como contrabando. 

A 18 de março, Madrid pôs fim a quase um ano de crise diplomática após ter feito uma inversão de marcha na questão do Saara Ocidental e reconhecido o plano de autonomia marroquina para este território em disputa. A reconciliação entre Espanha e Marrocos foi selada no início de abril com a visita a Rabat do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.

A disputa entre Rabat e Madrid levou, nomeadamente, à chegada em maio de 2021 de mais de 10.000 migrantes a Ceuta em apenas 24 horas, graças a um relaxamento dos controlos do lado marroquino.

Leia Também: Espanha adia reabertura das fronteiras terrestres de Ceuta e Melilla

Recomendados para si

;
Campo obrigatório