Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hong Kong. Detidos cardeal católico e três pessoas por ameaça à segurança

Autoridades de Hong Kong detiveram hoje um cardeal católico romano, um cantor e outras duas pessoas por suspeita de conluio com forças estrangeiras, colocando em risco a segurança nacional da China.

Hong Kong. Detidos cardeal católico e três pessoas por ameaça à segurança
Notícias ao Minuto

16:16 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Hong Kong

O cardeal Joseph Zen, a cantora Denise Ho, a advogada Margaret Ng e o académico Hui Po-keung foram detidos pela Polícia de Segurança Nacional de Hong Kong, anunciou a organização de defesa de direitos humanos com sede no Reino Unido Hong Kong Watch.

Aparentemente, as detenções estão relacionadas com o papel desempenhado por estas pessoas como administradores do Fundo de Auxílio Humanitário 612, uma organização, entretanto extinta, que forneceu assistência jurídica a pessoas que participaram nas manifestações pró-democracia de 2019.

Mais tarde, dezenas destes ativistas foram presos sob uma severa Lei de Segurança Nacional imposta à cidade, pelo Governo central de Pequim, em 2020.

Estas comemorações foram proibidas desde a entrada em vigor em 2020 de uma lei de segurança nacional imposta por Pequim, em resposta às manifestações pró-democracia em 2019.

Leia Também: Líder de Hong Kong diz que "patriotas" da China estão agora no comando

Recomendados para si

;
Campo obrigatório