Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Ódio" não terá sido a motivação do assassino de homossexuais em Bilbau

Autoridades apontam outro motivo para os crimes.

"Ódio" não terá sido a motivação do assassino de homossexuais em Bilbau
Notícias ao Minuto

16:25 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O principal suspeito de assassinar homossexuais em Bilbau, Espanha, não terá agido por "ódio". Esta quarta-feira, numa entrevista  à ETB1, citada pelo La Vanguardia, o ministro da Segurança do governo Basco, Josu Erkoreka, revelou que motivos financeiros são apontados como a “principal razão” dos crimes, apesar de não se descartar que também tenha existido “ódio”. 

"Também pode ser os dois, ou seja, uma coisa não tira a outra, e pode ser que ele quisesse roubá-los e, ao mesmo tempo, há um fundo de ódio em relação ao grupo", acrescentou sobre o caso, que se encontra em segredo de justiça.

Neste momento está a ser investigada a relação do suspeito com o homicídio de um homem, de 43 anos, bem como a tentativa de homicídio de duas outras pessoas. Além disso, é ainda analisada a ligação do suspeito à morte de outros três homens, atribuídas inicialmente a causas naturais. 

Recorde-se que, no passado dia 4 de maio, foi noticiado que a polícia do País Basco (Ertzaintza)  estava à procura de um jovem, entre os 20 e os 30 anos, suspeito de assasinar quatro homossexuais em Bilbau, suspeitando-se de que se tratava de um assassino em série, dado o padrão dos crimes. 

Segundo o El Mundo,  o 'modus operandi' do suspeito era contactar as vítimas através do Grindr - aplicação de namoro para homens homossexuais, bissexuais ou trans - combinando depois um encontro na casa das vítimas. Posteriormente, o suspeito drogava-os até à morte e roubava-os. As mortes não levantavam suspeitas e por isso não eram investigadas. 

Foi através da denúncia de um sobrevivente, que escapou a uma tentativa de estrangulamento, em dezembro de 2021, que as autoridades começaram a investigar. 

Na quinta-feira passada, as autoridades acabaram por deter o suspeito, identificado como Nelson David M. B., colombiano de 25 anos.

Leia Também: Espanha. Sete menores detidos pelo assassinato de membro de gangue

Recomendados para si

;
Campo obrigatório