Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Rússia acompanha de perto ações que possam mudar configuração da NATO

A Rússia disse hoje que acompanha de perto qualquer alteração na configuração da NATO perto das suas fronteiras, quando se espera uma decisão da Suécia e da Finlândia sobre se apresentam um pedido de adesão à Aliança Atlântica.

Rússia acompanha de perto ações que possam mudar configuração da NATO
Notícias ao Minuto

13:56 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Conflito

"Tudo o que está relacionado com ações que podem de alguma forma mudar a configuração da Aliança nas nossas fronteiras, estamos a observar com muito cuidado. É um assunto muito, muito minucioso de análise", sublinhou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

O porta-voz foi questionado se a Presidência russa estava a acompanhar a visita do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à Suécia e à Finlândia para abordar o conflito na Ucrânia, que levou estes países a acelerar o debate sobre a questão de uma possível adesão à NATO.

Ambos os países nórdicos redobraram os contactos bilaterais nas últimas semanas para coordenar um possível pedido simultâneo, que poderá ter uma resposta preliminar da NATO durante a cimeira que terá lugar em Madrid, em 29 e 30 de junho, embora qualquer pedido deva ser ratificado pelos 30 Estados-Membros.

A Finlândia partilha uma fronteira terrestre de cerca de 1.340 quilómetros com a Rússia e está a pouco mais de 400 quilómetros de São Petersburgo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório